Marco Vieira: “De 3 a 5 anos a MVP dará o salto para outros mercados”

A MVP Cosmetics é uma empresa localizada na ZI de Mira e exclusivamente vocacionada para o mercado de profissionais de Cabeleireiro, Barbearia e Estética. Conheceu o grande incêndio de 2017 e a pandemia que parece não ter fim a vista, mas… a força da sua equipa reside em saber o que se quer conquistar. Por isso, não existe a palavra “desistência” no dicionário de Marco Veira e seus pares!

Nascida da experiência profissional do seu gestor – a de Diretor Comercial numa grande empresa localizada em Angola – a MVP foi construída desde a sua base, pela força e pelo ânimo de Marco Vieira e sua esposa, Sara Regalado.

“Os primeiros tempos são muito difícieis” diz um velho ditado comercial, mas este empreendedor que trocou “o conforto de uma excelente posição e muito bom salário” pelo sonho de ser empresário, acabou por ter duras provas de “grandes dificuldades” que, seguramente, fariam muitos desistir. Mas, Marco não é daqueles que baixa os braços perante obstáculos que podem parecer intransponíveis e, por isso mesmo, reergueu-se das cinzas – literalmente falando – quando em Outubro de 2017 viu o seu armazém, na localidade da Presa, arder por completo.

“Confesso que olhei para aquilo tudo e fiquei sem chão!” admite o empresário que, “já no dia seguinte” esteve a contatar com os seus fornecedores que, “naquele mesmo momento abriram-nos portas perante aquela situação”. Todos, se exceção, deram-lhes crédito para que o infortúnio fosse superado. “Menos de três meses depois, tudo estava pago” diz, com natural orgulho.

E assim, com enorme capacidade de “metodologia de trabalho, perseverança e conhecimento do real valor dos nossos serviços” o caminho foi sendo (re)construído paulatinamente… passo a passo, sempre com segurança e a conseguir conhecer “o sabor gostoso do crescimento” embora com as naturais dificuldades de quem ousa ser empreendedor num país que impõe inúmeras dificuldades burocráticas e impostos em demasia, quando deveria ser exatamente o contrário: quem inicia atividadade comercial deve ser acalantado para que possa ajudar a economia local crescer e ser fator gerador de emprego!

A “segunda pancada”…

Não fosse o incêndio uma marca triste no historial da empresa “quando, naquela noite atribulada, vimos tudo ardido, vieram as lágrimas, mas colocamos mãos à obra em menos de vinte e quatro horas”… também havia de aparecer uma pandemia que pegou “o mundo inteiro de surpresa!”.

Foi aí que a energia teve de ser redobrada novamente. Foi assim na MVP e em milhares e milhares de empresas que tiveram de se reinventar com a mesma rapidez com que o problema pandémico surgiu. “O que eu pensei quando aconteceu o confinamento? “Oh! outra vez?”… foi isso o que me passou pela cabeça”. Mas, respiramos fundo e novamente arrancamos para uma nova e desconhecida etapa!”. 

Cedo se apercebendo que o mercado tinha “uma enormíssima escassez de produtos para a pandemia”, a MVP virou-se para a compra imediata de álcool gel, luvas e máscaras, para poder comercializar em força, aquilo que o mercado tanto necessitava. E foi deste enorme aprendizado que se fez uma reestruturação mental e que obrigou o seu gestor a “repensar a estrutura organizacional” criando, por exemplo, “uma loja online direcionada exclusivamente para o nosso nicho de mercado – os profissionais” ou “emagrecendo a estrutura” sempre com bons resultados. Prova disso é o nível de vendas “que alcançamos, em pouco tempo, próximo do período pré-pandemia”.

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Uma “lição de vida”

Hoje, bem mais aliviado emocionalmente, Marco Vieira assume que estas experiências traumáticas serviram para aumentar ainda mais a autoconfiança. “Jamais arrependi-me da decisão que tomei há anos atrás. E digo mais: a estabilidade familiar contribuiu imenso em todo este caminho que percorremos até agora.” Entretanto, como “gato escaldado de água fria tem medo”, Marco e Sara (que gere a “Oh yeah! cosmetics“) descobriram ainda mais, nestes percalços a verdadeira força interior que os move e adotaram como lema, uma frase bem sintomática: “Aquilo que dizemos, entre nós e com os colaboradores quando surgem as naturais dificuldades de cada dia é que… se não estiver a arder, não é grave!”.

Pensando desta maneira e agindo e gerindo com olhos postos no futuro próximo, Marco Vieira vislumbra a oportunidade que vai criando a cada momento, de conquistar outros mercados europeus, a fim de “não depender tanto de um mercado pequeno como é o nacional”

Apanhar embalo e ir à conquista de novos mercados é a próxima missão, uma vez que – bem espera – este empresário não deverá encontrar sobressaltos maiores que aqueles que já conheceu.

Com uma natural ambição empresarial, ele crê estarem reunidas as condições por alcançar objetivos mais altos e com novos desafios. Experiência não lhe falta: aquilo que já passou, dá-lhe autoridade para acreditar que as suas potencialidades serão suficientes para chegar onde pretende. É que, como o próprio diz, venha o que vier, “se não estiver a arder, não é grave!”…

Jornal Mira Online