Luxemburgo: Há 81 casos confirmados e quarentena pode ser decretada se população não acatar medidas do Governo

A ministra da Saúde, Paulette Lenert, confirmou hoje a existência de 81 casos de infecção por coronavírus Covid-19 no Luxemburgo. Dez dessas pessoas estão hospitalizadas.

Estes são os dados mais recentes, divulgados esta manhã em conferência de imprensa, após a reunião da célula de crise.

Paulette Lenert fala de uma “crise sanitária” e diz que os números de casos “aumentam exponencialmente”. “Vivemos uma crise sanitária”, afirmou Lenert.

“Se não fizermos nada, o número de casos será grande demais, o sistema de saúde não poderá acompanhar e os pacientes não poderão ser tratados”, disse a ministra, com o apoio de gráficos.

A ministra da Saúde luxemburguesa admitiu hoje que o “confinamento total” pode vir a ser decretado no Luxemburgo, caso a população não acate as recomendações de sair de casa só em casos estritamente necessários.

“Pode estar até bom tempo para fazer um piquenique, mas precisam levar isto a sério. Não estamos a pensar em entrar numa fase de confinamento total, mas se tiver que ser, veremos”, avisou a ministra.

A ministra da Saúde lançou um apelo à população: “Acatem as medidas anunciadas pelo Governo, é para vosso bem. Caso contrário, teremos que implementar outras medidas (mais radicais) e isso seria realmente lamentável”.

A ministra referiu ainda que a polícia está desde hoje a patrulhar as ruas para garantir que as medidas de encerramento decretadas pelo Governo são respeitadas. Recorde-se que desde a meia-noite que todos os restaurantes, bares, discotecas, cinemas, museus, bibliotecas, ginásios e instalações desportivas estão encerrados, assim como outras estruturas, até novas ordens.

“A partir de terça-feira haverá verbalizações (multas) em caso de não cumprimento do encerramento imposto”, avisou a ministra.

“Eles poderão vir com suas famílias”, afirmou a ministra.

A ministra revelou que, a partir de agora, os novos balanços serão anunciados todas as manhãs às 09:00.

Recorde-se que para além dos 81 casos de infecção confirmados, o Covid-19 já fez uma vítima mortal no Grão-Ducado, uma pessoa de 94 anos.

Lux24