Liliana Luz e Joana Amendoeira, juntas, em Cantanhede!

08.3.2023 –

A fadista cantanhedense Liliana Luz está envolvida num novo projeto musical, em parceria com Joana Amendoeira, na sua primeira apresentação. Sábado, 11 de Março, estarão juntas com Bernardo Romão e Bernardo Saldanha, num espetáculo digno de ser assistido…

Tendo inciado o seu percurso como fadista em 2008 “na casa de Fado Restaurante Sr. Vinho em Lisboa, onde cantei diariamente 8 anos, ganhei a experiência e vivência retratadas no meu primeiro álbum “Espelho da Saudade” editado em 2015″, diz Liliana que, entretanto, um dia, “por amor” partiu para Bremen, onde continuou o seu percurso como fadista. Acontece que o amor que sente pelo seu país e pelo fado, para além da vontade de criar na região centro de Portugal uma referência de qualidade, que possa atrair turismo cultural nacional e internacional, impulsionou a parceria com a emblemática casa da cidade de Cantanhede, Marquês de Marialva – Restaurante, onde iremos recriar o ambiente tradicional de casa de Fado de Lisboa, através de noites de Fado”, assume a artista.
Quanto a Joana Amendoeira, Liliana Luz descreve como alguém com quem muito aprendi, durante os anos em que ambas integrámos o elenco de fadistas residentes do restaurante Sr. Vinho, em Lisboa. O respeito e a admiração enquanto fadista e a amizade que por ela nutro, dá-me a confiança que o projecto artístico será muito enriquecido com o seu contributo nesta primeira noite. Já, os músicos que nos acompanham, Bernardo Romão (Guitarra Portuguesa) e Bernardo Saldanha (Viola de Fado), são dois músicos de excelência, de uma nova geração, que dão a certeza da continuidade da tradição”.
Quanto à noite de Sábado próximo, a fadista assume que“queremos (eu e a gerência do Marquês de Marialva – Restaurante) que as pessoas saiam satisfeitas com a experiência e que sejam as primeiras a recomendar”. Sempre de olhos vistos rumo ao futuro do projeto, Liliana assume “querer trazer para a porta de casa das gentes da região centro o melhor que o Fado tem para dar, no seu ambiente tradicional, com a qualidade das melhores casas de Fado. E queremos trazer para a região centro, gentes de outras regiões ou até mesmo do estrangeiro, que por cá queiram passar alguns dias, que queiram descobrir Portugal, a região Centro e este projeto, que com tanto amor lhes apresentamos, juntando o Fado à Gastronomia. Esperamos que as portas se abram e que mais parceiros se juntem para enriquecer a experiência, integrando outras atividades que a região tem para oferecer.”

“Tendo por base o meu percurso profissional, as características singulares do Marquês de Marialva e a existência do interesse das gentes de Cantanhede, creio que estão reunidas as condições para criar na cidade um refúgio de referência na zona centro para o Património Cultural Imaterial da Humanidade, que é o Fado, acontecer. Comprometemo-nos respeitar as raízes, a música, os poetas e a estética que tornam o nosso Fado, Património Cultural Imaterial da Humanidade”afirmou, em jeito de despedida… sempre com a certeza de que a parceria idealizada será um êxito!