Judocas de Coimbra competiram no Grand Slam Paris

O primeiro dia do Grand Slam de Paris 2018 cumpriu-se este sábado, dia 10 de fevereiro, com a presença de 8 Judocas Lusos nos tatamis franceses, entre os quais se encontam 3 atletas de clubes de Coimbra.

 

Joana Diogo (-48 kg), do Judo Clube de Coimbra, não conseguiu fazer frente à atleta espanhola Julia Figueroa.

Recordamos que Joana em 2016 foi vencedora do African Open de Casablanca e do Junior European Cup de Coimbra.

Catarina Costa (-48 kg), ateleta da Associação Académica de Coimbra,  que foi medalha de prata no Junior European Cup Wroclaw e no Junior European Cup de Coimbra cedeu frente à francesa Melodie Vangarny.

João Abreu (-60 kg) perdeu frente ao francês Vincent Linone, Jorge Fernandes, do Judo Clube de Coimbra (-73 kg) não conseguiu eliminar o atleta americano Alexander Turner e Nuno Saraiva (-73kgs) cedeu perante o francês Pierre Duprat.

Mariana Esteves (-52 kg) venceu as suas duas primeiras adversárias – Ecaterina Guica do Canadá, Gili Cohen de Israel mas cedeu no combate com Charline Van Snick da Béligica.
Na repescagem teve pela frente Distria Krasniqi do Kosovo que foi mais forte conquistando, no entanto a 7ª posição.
Recordamos que em 2015 Mariana foi vencedora do Junior European Cup de Praga e do Junior European Cup de La Coruna.

Telma Monteiro (-57 kg) venceu por ippon as atletas da Costa de Marfim – Abzetta ZouLeiha Dabonne e da Roménia Loredana Ohain. Tsukasa Yoshida do Japão saiu vencedora do combate com a judoca lusa.
Na repescagem Telma lutou com Jisu Kim da Coreia do Sul que se mostrou mais forte. Telma fecha a sua prestação em Paris na 7ª posição, depois de ter estado lesionada durante alguns meses.

João Crisóstomo (-66 kg) saiu vencedor dos combates com Alberto Martin Gaiten de Espanha e de Tarlan Karinov do Azerbaijão. Cedeu frente ao japonês Norihito Isoda. Na repescagem lutou com o alemão Sebastian Seidl, que se mostrou mais forte, ocupando o 7º lugar.

Ao longo deste fim de semana, a capital francesa recebe 429 judocas (248 masculinos e 181 femininos) em representação de 73 países. A competição, uma das mais prestigiadas do Circuito Mundial de Judo, é o primeiro Grand Slam da época.

A Seleção Portuguesa está presente com 12 atletas: Joana Diogo (-48 kg), Catarina Costa (-48 kg), Mariana Esteves (-52 kg), Telma Monteiro (-57 kg) e Yahima Ramirez (-78 kg) no feminino e João Abreu (-60 kg), João Crisóstomo (-66 kg), Jorge Fernandes (-73 kg), Nuno Saraiva (-73 kg), Anri Egutidze (-81 kg), João Martinho (-81 kg), e Jorge Fonseca (-100 kg) no masculino.
Este domingo, Yahima Ramirez (-78 kg), Anri Egutidze (-81 kg), João Martinho (-81 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg) fecham a participação portuguesa na prova. Os combates têm início às 10h00 locais (9h00 em Lisboa).

 

Fonte: NDC