Já iniciaram as obras de requalificação do Museu e Posto de Turismo da Praia de Mira

Já tiveram início as obras de requalificação do Museu Etnográfico e Posto de Turismo da Praia de Mira (MEPT), onde a Câmara vai investir cerca de 200 mil euros, esta obra é financiada em 90% por fundos comunitários.

O financiamento por fundos comunitários à taxa de 90% foi garantido através da linha do turismo acessível do Turismo de Portugal, no âmbito do programa Portugal 2020.

“Esta operação insere-se na estratégia de aproveitamento dos fundos comunitários desenvolvida pelo município, que tem procurado obter das linhas de financiamento que vão sendo disponibilizadas pelo Portugal 2020 tudo o que for possível, em cada momento, para o seu território”, refere o presidente da Câmara, Raul Almeida.

A candidatura teve como principal objetivo a conversão do MEPT numa infraestrutura acessível a pessoas com diversos tipos de deficiências e limitações. Consiste em três tipos de intervenções: uma no interior do edifício, outra no exterior e uma terceira intervenção no conteúdo do museu à disposição dos visitantes.

No interior do Museu, as principais novidades serão a construção de casas de banho acessíveis, instalação de elevador de acesso ao piso superior e de “equipamentos essenciais à fruição do espaço por parte dos utentes com limitações físicas e cognitivas de acesso”. Será ainda refeita toda a instalação elétrica e instalados novos dispositivos de iluminação.

No exterior será “reconfigurada” a rampa de acesso a pessoas com mobilidade reduzida, acompanhada por nova escadaria. O pavimento e mobiliário exterior, sobretudo na parte norte do edifício, beneficiarão de alterações.

A orientação relativamente ao conteúdo do museu é a de o tornar mais acessível para todos.

 “Serão produzidas legendas, audiodescrições, vídeos e demais elementos que permitirão complementar e enriquecer a exposição, permitindo que passe a ser acessível a todos os tipos de público, desde as pessoas com deficiências motoras, passando pelos invisuais, surdos-mudos, daltónicos e pessoas com deficiências cognitivas, de todas as idades”, esclarece o projeto de intervenção.

This slideshow requires JavaScript.