INOVA-EM investe 1,2 milhões de euros na renovação da rede de abastecimento de água de Cantanhede

A INOVA – EM vai proceder à renovação do sistema de abastecimento de água de toda a cidade de Cantanhede. Adjudicada por 1.221.830 euros, a respetiva empreitada foi iniciada no dia 28 de outubro, no âmbito de um plano de investimentos que a empresa municipal tem vindo a realizar para reduzir as perdas reais de água e as falhas e avarias nas redes de distribuição do concelho.

Com um prazo de execução de 720 dias, a intervenção a realizar no sistema que serve a cidade de Cantanhede contempla a substituição de 20,6 Km de condutas, a remodelação de 1.000 ramais domiciliários, com instalação dos contadores no exterior dos prédios, além da colocação de 42 marcos de incêndio. Por outro lado, o caderno de encargos prevê a aplicação de novas válvulas de seccionamento da rede, de modo a minimizar o número de clientes afetados durante as necessárias operações de manutenção.

Os trabalhos serão acompanhados por uma equipa técnica de direção, fiscalização e segurança, no sentido de garantir o tecnicamente recomendado ao nível da qualidade e segurança, bem como o cumprimento dos prazos e a minimização dos transtornos que este tipo de obras sempre provoca.

Na conceção geral da renovação dos setores da rede a intervencionar, privilegiou-se a eficiência técnica em compromisso com a avaliação económica, no sentido de serem atingidos todos os objetivos com os menores custos, visando a melhoria substancial da eficiência sem originar impacto hidráulico ou estrutural negativo nos sistemas envolventes e de modo a minimizar os eventuais transtornos para os utentes, para os peões, para o trânsito automóvel e para o comércio local.

A evolução dos trabalhos para novas frentes de obra, com implicações no trânsito, será precedida de informação ao público no site da empresa e de comunicação dirigida às entidades públicas e privadas que possam ser afetadas ou para as quais se afigure importante o conhecimento dos condicionamentos que as obras implicam.

Com o plano de investimentos que tem vindo a desenvolver, a INOVA-EM pretende otimizar o funcionamento das infraestruturas sob sua gestão, elevar o nível dos serviços prestados aos clientes e consolidar a posição como entidade gestora de referência a nível nacional relativamente ao serviço público de abastecimento de água. Nesse âmbito, foram executadas empreitadas de renovação dos sistemas de abastecimento de água a toda a freguesia de Ançã e também em Portunhos e Pena, Lemede, Póvoa da Lomba, Guímera, Carvalheira, Aljuriça, Pontes, Sanguinheira e Cordinhã.