Iniciativa Liberal formaliza núcleo territorial em Coimbra e dá início às suas atividades no Dia da Cidade

No passado sábado, dia 27 de Junho, o partido Iniciativa Liberal formalizou a constituição do respetivo núcleo territorial em Coimbra. A IL Coimbra conta, como membros fundadores, jovens de todo o país, resultado da forte representação de estudantes da Universidade de Coimbra.

A IL Coimbra vai dar início às suas atividades convidando todos quantos desejem contribuir para um Portugal mais liberal a participar nas conversas informais que vão ter lugar todas as quintas-feiras pelas 18h na Casa de Chá do Jardim da Sereia. Este é o ponto de partida para todo um conjunto de iniciativas para a promoção de ideias que contribuam para a melhoria das condições de vida de todos na cidade, região e país.

A mensagem da IL Coimbra é a de um compromisso de longo prazo para com a cidade e o desejo de mobilizar todos quantos queiram contribuir para a construção de uma estratégia clara, ponderada e consciente para um futuro melhor. Quem desejar, pode acompanhar as atividades do núcleo no Facebook, Instagram ou Twitter.

Após a eleição de João Cotrim Figueiredo como deputado na Assembleia da República nas últimas Eleições Legislativas, a IL alarga assim a sua presença a nível nacional onde pretende ser cada vez mais uma voz ativa junto da comunidade, contribuindo para um Portugal mais liberal.

Mensagem da IL Coimbra à Comunidade

“Meus senhores, como todos sabem, há diversas modalidades de Estado. Os estados socialistas, os estados capitalistas e o estado a que chegámos.”

Salgueiro Maia

“Viver uma realidade que condena o presente e o futuro de Coimbra não nos deixa indiferentes. Sentimos como nossa a responsabilidade de seguir o exemplo de tantos que ao longo de centenas de anos procuraram alargar os horizontes de uma cidade e região que se têm vindo a fechar sobre si mesmas. Coimbra é o reflexo do “estado a que chegámos”.

Coimbra encontra-se estagnada há mais de 20 anos. Ano após ano continua a ser ultrapassada nos rankings de desenvolvimento por outras cidades e regiões de um país que corre o sério risco de se tornar num dos mais pobres da União Europeia. Para este facto contribuem a elevada carga fiscal que inibe a iniciativa individual, o centralismo que acumula poder e impede verdadeiro escrutínio e a manipulação da concorrência por parte de um pequeno número de pessoas que protegem a mediocridade impossibilitando sucesso através do mérito individual.

Somos liberais, na economia, nos costumes e na política. Defendemos a redução de impostos, a simplificação da burocracia, a liberdade de escolha. Rejeitamos qualquer tipo de discriminação, positiva ou negativa, com base no sexo, raça, orientação sexual, religião ou classe social. Acreditamos que o individuo está no centro da ação política, e deve envolver-se no processo democrático apresentando alternativas, desenvolvendo propostas e avaliando impactos.

Coimbra deve assumir a sua herança histórica e afirmar-se como a 3ª cidade Portuguesa. É obrigação de todos nós contribuir para acordar as forças vivas da região e articular os seus esforços para melhorar a qualidade de vida de quem nela vive e a visita. Cooperar para garantir que as condições sociais, económicas, e ambientais estão reunidas para não sermos condenados a um futuro de estagnação.

186 anos depois da entrada do Exército Liberal em Coimbra o Núcleo da Iniciativa Liberal na cidade está formalizado. O nosso projeto é claro: agregar todos quantos acreditam e defendem um Portugal mais liberal. Contribuir no campo das ideias para que mais pessoas concluam que o estado não é a solução de todos os problemas. Promover uma transformação social e cultural que permita a que cada um de nós possa realizar os seus sonhos sem precisar de deixar a região e o País que ama.

Coimbra é o coração de Portugal. Deve concretizar esse desígnio.

Coordenação da IL Coimbra”