Incêndio na Guarda obriga a evacuar aldeia, chamas avançam com rapidez

Foram ainda registados, pelo menos, três reacendimentos.

Depois de alguma tranquilidade, foi registado um novo foco de incêndio na Serra da Estrela, na zona de Mizarela e que apanha as localidades de Padros e Aldeia Viçosa.

O incêndio começou na freguesia de Mizarela junto às eólicas de Celorico da Beira e rapidamente desceu a encosta até ao rio Mondego.

Devido à rápida progressão e aproximação das chamas de uma zona de habitações, a aldeia de Soida e a praia fluvial de Aldeia Viçosa foram evacuadas.

Autarca da Guarda diz que fogo em Aldeia Viçosa está “descontrolado”

 

O incêndio está descontrolado, como já todos demos conta. O incêndio entrou em Aldeia Viçosa e está a caminhar para Mizarela e Vila Cortês [do Mondego]. Os ventos são muito fortes e está muito difícil e complicado, porque o incêndio é numa encosta

Segundo o autarca da Guarda, “foi um incêndio que sofreu uma propagação muito rápida” e, por isso, foram evacuadas “logo quase desde o início a povoação de Soida, assim como a praia fluvial de Aldeia Viçosa”.

Entretanto, tivemos de retirar também um grupo de campistas de 60 pessoas do parque de campismo de Mizarela, que estão a ser levadas para a Guarda. Vamos continuar a vigilância, porque o lar da Aldeia Viçosa esteve quase a ser evacuado, mas não foi

Incêndio é independente do que lavrou na Serra da Estrela

 

Este incêndio é um novo foco, independente do que lavrou na semana que passou na Serra da Estrela.

Esttretanto, foram registados pelo menos três reacendimentos no incêndio da Serra da Estrela. Este novo foco de incêndio vem complicar a situação que, na noite de sexta-feira tinha sido dada como dominada.

O incêndio, que começou há uma semana, só poderá ser dado como extinto quando for garantido que não há mais reativações. A Proteção Civil estima que se consiga extinguir o incêndio dentro de dois dias.

As chamas já consumiram mais de 17.000 hectares da Serra da Estrela, incluindo partes do Estrela Geopark – área classificada a nível internacional.

SIC notícias