“Higienização nasal e o bem-estar do bebé e da criança”

ProReab – clínica de fisioterapia de Mira organiza sessão de esclarecimentos gratuita sobre o tema.

ProReab informa: A importância de lavar o nariz do bebé e da criança
As alterações do ambiente e da temperatura na mudança de estação, trazem o aparecimento de secreções e expetoração nos mais pequenos. Nos primeiros anos de vida, devido à imaturidade do sistema respiratório e imunitário, as crianças têm maior predisposição para infeções respiratórias.
O bebé tem as vias aéreas mais pequenas e estreitas que facilmente obstruem e pode originar infeção. Além disso, os hábitos de colocar objetos na boca e a partilha de brinquedos, tão importante para impulsionar o seu desenvolvimento, são também um desafio para o sistema imunitário.
O congestionamento nasal dificulta a alimentação, afeta a qualidade do sono e influencia o bemestar do bebé/criança e da família.

Como posso facilitar a higiene nasal do meu bebé/criança?
A lavagem nasal com soro fisiológico, quando executada de forma correta, é uma técnica segura que pode ser realizada para prevenir e aliviar sintomas do congestionamento nasal.
No entanto, apesar da simplicidade da técnica, existem algumas considerações a ter em conta e antes de a executar deve procurar um fisioterapeuta especializado em fisioterapia respiratória pediátrica, para clarificar o procedimento e esclarecer eventuais dúvidas.

O que é a fisioterapia respiratória pediátrica?
A fisioterapia respiratória pediátrica está indicada para o tratamento de problemas respiratórios dos recém-nascidos, bebés e crianças. Esta consiste num conjunto de estratégias de avaliação e técnicas manuais, que visam a recuperação da função respiratória. As técnicas utilizadas permitem eliminar ou reduzir as secreções através da mobilização das mesmas. Logo, isto permitirá uma maior permeabilidade das vias áreas, melhorando a ventilação e otimizando a função respiratória.

Para desmistificar algumas questões e clarificar o modo de utilização desta técnica tão acessível aos pais e cuidadores, as fisioterapeutas da ProReab Inês Geraldes e Maria Inês Preto, organizam uma sessão de esclarecimentos gratuita, através da plataforma Zoom, no próximo dia 28 de novembro, às 16h00.

Na sessão de esclarecimentos “Fase das “ranhocas”: a importância de lavar o nariz do bebé” vão ser abordadas as seguintes temáticas:

– Particularidades do sistema respiratório no bebé/criança;
• – Importância da higiene nasal;
• – Lavagem nasal com soro fisiológico em casa: material necessário, quantas vezes, como e quando fazer. Demonstração da técnica.
• – Sinais de alerta para consciencialização da presença de uma infeção respiratória e a necessidade de recorrer ao pediatra ou serviço de urgência;
• – Quando posso recorrer à fisioterapia respiratória;
• – Momento de dúvidas e partilha.

DIRIGIDO A PAIS OU CUIDADORES DE BEBÉS E CRIANÇAS
As inscrições são GRATUITAS mas OBRIGATÓRIAS.
INFORMAÇÕES | INSCRIÇÕES:
https://forms.gle/7L3EWEBG1YgzRibs7
Mais informações no evento: https://fb.me/e/1TMqwtqbL
geral@proreab.pt
912860928