GD da Praia de Mira – Touring 1970 faz renascer o amor “zua” pelo futebol

Quem não se recorda das emoções de um Touring x Ala-Arriba, por exemplo? Um grupo de homens fez questão de não deixar a Praia de Mira longe dos holofotes do futebol Distrital e, já neste Domingo, quem quiser ir à bola, poderá voltar a  fazê-lo… com outros protagonistas!

António Janeiro, Marco Melo, Emanuel Cuco, Luís Melo, Filipe Damas, Eurico Martins e Pedro Cambraia são nomes que, a praticar futebol ou a dirigir o clube da terra, estão umbilicalmente ligados, com muitos outros, à rica história de um Touring que mexeu com as emoções da orgulhosa população da Praia de Mira durante décadas.

Apaixonados pela localidade, pelo desporto e pelo que o clube do coração sempre lhes representou, aqueles homens juntaram-se para reerguer a pujança de outros tempos, adaptada aos dias que correm. Foi assim que nasceu o GD da Praia de Mira – Touring 1970, numa clara alusão ao amor das gentes da Praia ao seu antigo clube… disposta, agora, a virar a página e construir um futuro risonho ao novo emblema.

Homens de barba rija, alguns como diretores e jogadores, eles e tantos outros estão dispostos a demonstrar que o amor à camisola pode continuar a ser sentido semana após semana… por agora, no Estádio Municipal de Mira, casa emprestada pela Câmara Municipal de Mira, até que as necessárias (e urgentes) obras sejam encerradas no velhinho campo localizado bem perto do mar. A partir de então, as emoções voltarão a acontecer no local que todos eles mais desejam!

Com “o mesmo equipamento do Touring” (mais uma demonstração da vontade de tocar fundo na alma das gentes da Praia) o  GD da Praia de Mira – Touring 1970 vai, por agora, regressar às competições, pelo Campeonato do INATEL visando, no futuro, o regresso às competições sob a alçada da Associação de Futebol de Coimbra. “Este é um dos objetivos, mas temos de centrar a nossa atuação no rigor e nos adaptarmos à uma nova realidade que encontramos a partir de agora” afirma Emanuel Cuco, o porta voz do desejo praiano.

Competição no Inatel

Colocado num agrupamento onde se encontram as equipas do Montemor, de Maiorca, do São Caetano, do Corticeiro de Cima, da Costa de Lavos e de Chã, o que mais chama a atenção até ao mais desatento a estas coisas da bola, é o facto de haver, também neste agrupamento, uma outra equipa mirense… o Seixo que será, exatamente o primeiro adversário da novel equipa da Praia de Mira, no regresso às competições, já neste Domingo!

Sim, quis o destino que as duas equipas do Concelho se enfrentassem na primeira jornada do Campeonato, numa verdadeira prova de fogo para ambas pois, se uma até já chegou a levantar a taça de campeã uma vez, a outra pretende, como é apanágio dos seus apaixonados aficionados adeptos, vir a fazê-lo a breve trecho. Estes são condimentos mais que suficientes para que um bom público vá presenciar a partida que terá início pelas 16:00 horas do dia 20 de Outubro, no Estádio Municipal de Mira.

Que o encontro se faça dentro do fair play aguardado e que a melhor equipa em campo, se sagre vencedora…

Apoios oficiais e patrocínios

Quanto ao que se refere a toda a parte financeira do projeto, tudo ainda está – pode-se assim dizer – em banho-maria, por enquanto. Porém esta é (claro) uma parte muito sensível em toda esta ideia e merece, desde a primeira hora, a “nossa melhor atenção” garantem os dirigentes: “A nível de patrocínios, até ao momento ainda não temos nada definido, apenas algumas primeiras abordagens que, acreditamos, acabarão por dar frutos” afirma Emanuel Cuco.

Quanto aos apoios oficiais, a reportagem do Jornal Mira Online conversou com o Presidente da Junta de Freguesia de Praia de Mira, Francisco Reigota e com Presidente da Câmara Municipal de Mira, Raul Almeida, para procurar conhecer as suas ideias sobre como abordar esta nova situação, que é a criação de uma nova Associação na localidade

Quanto a Francisco Reigota, este mostrou-se “como Presidente da Junta de Freguesia e como cidadão desta localidade” perfeitamente “a vontade para, em conjunto, conseguirmos encontrar respostas para as eventuais necessidades desta Associação”. 

Assumidamente adepto do velho clube, Reigota se emociona a dizer que “o Touring sempre esteve e sempre estará no meu coração”, desejando, apenas, que a nova Associação venha “transformar aquilo que um dia foi o Touring e não acabar com o que um dia ele foi”. Para o autarca, “o homem sonha e a obra nasce… assim sendo e conhecendo as pessoas envolvidas no projeto, acredito que ele terá pernas para andar. Desta forma as expectativas só podem ser altas, pese embora devido ao facto de ter estado de férias durante 15 dias, ainda não nos termos reunido até ao momento. Tenho a certeza de que muito em breve nos reuniremos para que possamos conhecer as ideias e os objetivos existentes para os próximos tempos e, a partir daí, traçarmos a linha mestra que pautará a nossa colaboração para com a Associação, uma vez que estamos a falar de dinheiros públicos que devem, naturalmente, ser empregues de forma transparente”.

Entretanto, o Presidente da Junta de Freguesia fez questão de deixar uma “palavra de apreço” às pessoas envolvidas no projeto, uma vez que, na sua opinião, “cada vez mais é difícil estar no Associativismo, pois a nossa sociedade está muito virada para dentro de si própria. Assim sendo, quando encontramos pessoas que assumem estas tarefas de forma desinteressada e a pensar somente na sua coletividade, temos de lhes dar os parabéns pela ousadia!”.

Quanto a Raul Almeida, foi pelo mesmo diapasão, garantindo que “a Câmara Municipal já está a colaborar, dando total apoio para que as obras no campo da Praia de Mira e este possa ser, a breve trecho, o palco das emoções do novo clube”, afirmando convictamente que “esta Associação receberá o mesmo tratamento que todas as outras têm recebido, dentro daqueles que são os parâmetros e critérios pré-estabelecidos para estas situações. A forma de atuar que traçamos ao longo dos nossos mandatos mantêm-se e é baseado nela que podemos afirmar convictamente que nossos apoios serão justos e equitativos, como têm sido para todos!”

 

Jornal Mira Online