Francisco Reigota deseja que o Município implemente medidas mais ambiciosas de incentivo

Leia, na íntegra, o Comunicado de Imprensa enviado pelo Partido Socialista de Mira enviado à redação do Jornal Mira Online:

“Com o surgimento da pandemia de Covid-19, Francisco Reigota, tem defendido várias medidas de Segurança, Saúde e incentivo à Economia, a favor dos cidadãos. As posições que tem defendido têm sido expostas, umas diretamente relacionadas com a Freguesia da Praia de Mira, a qual preside, e outras de carácter mais geral apresentadas no conjunto de medidas defendidas pelo Partido Socialista de Mira. Algumas já foram implementadas, outras estão em fase de implementação e outras até ao momento ainda não foram aceites pelos decisores políticos.

Agora, o Município de Mira anunciou que pretende permitir o aumento de áreas de instalação para esplanadas e outras ocupações da via pública. Esta é uma medida que Francisco Reigota concorda e que considera positiva, embora precise de regras muito bem definidas, mas na sua opinião é “uma medida curta”. Defende a isenção total de todas as taxas aplicadas à exploração das esplanadas (desde que devidamente autorizadas) durante o resto do ano de 2020.

Para ele, os empresários destas áreas já vão sofrer grandes perdas económicas, por isso é fundamental que a parte pública possa contribuir para terem mais liquidez.

Por outro lado, considera fundamental que o Município crie imediatamente uma equipa permanente de informação e fiscalização. É preciso que os empresários conheçam bem as regras, que sejam protegidos, mas que também cumpram e para isso precisam de acompanhamento nas várias fases, sendo a abertura um novo desafio para todos e que necessita mais do que nunca de ajuda e de informação. Dia 18 de Maio e 1 de Junho vão ser etapas muito importantes. Por isso, é preciso serem muito bem acompanhadas e as regras devem ser justas e iguais para todos.

Relembra que defendeu e deu parecer positivo a algumas medidas anunciadas pelo executivo Municipal e sempre que possível colaborou na sua aplicação, tais como: Linha de Apoio Municipal; Cancelamento de diversos eventos e iniciativas; Aquisição de testes; Garantir acesso à internet e meios informáticos; Aquisição de Máscaras e Viseiras para população e comerciantes; Descontos e Isenções em taxas; entre outras. Todavia, há medidas que precisam de ser reforçadas, melhor aplicadas e aumentadas.

Destaca que tem existido uma grande responsabilidade coletiva, união da maioria das partes na defesa do bem geral e isso deve ser assinalado. Contudo, considera que não devemos esquecer todos os que contribuem diariamente para o bem da nossa comunidade e são muitos. A todos o nosso reconhecimento. Salienta ainda a forma elevada e responsável com que os membros do Partido Socialista de Mira têm enfrentado esta dura etapa e têm colaborado no bem geral.

Em conclusão, afirma que quem gere os dinheiros públicos tem obrigação de manter rigor na sua aplicação e cumprir intransigentemente tudo o que anuncia. As palavras têm de acompanhar as atitudes, é preciso ser credível. Relembra que o dinheiro público pertence ao povo, não é de um grupo individual, nem deve nunca servir para fins de propaganda pessoal ou política.

Previne que estamos numa fase muito importante, que é preciso realmente ajudar a economia, voltar a abrir vários sectores, mas nunca desleixando as medidas de segurança e saúde. É preciso rigor de todos. Estamos a entrar numa nova fase decisiva e continuamos a ter o dever de nos protegermos uns aos outros. Assinala que é muito importante estarmos serenos e positivos, mas conscientes da real dimensão deste problema.

Vamos vencer isto e sair mais fortes.

Francisco Soares Reigota”