Foram precisos penaltis, mas a Croácia bateu a Rússia e está nas meias-finais

Já são conhecidos todos os semifinalistas do Mundial

A Croácia bateu a anfitriã Rússia no desempate por pontapés de penálti e está nas meias-finais do Mundial, defrontando assim a Inglaterra no próximo dia 11 de julho (quarta-feira). O triunfo croata só apareceu depois do 2-2 que se viu no fim do prolongamento, período em que cada equipa marcou um golo.

A primeira parte ficou marcada pelo equilíbrio, com a Croácia a ter mais bola e a Rússia a tentar explorar os ataques rápidos e a conseguir chegar ao 1-0 graças a um verdadeiro golaço de Denis Cheryshev. O jogador do Villarreal CF atirou de fora de área com o pé esquerdo e Subasic nem tentou defender. Pouco depois, Kramaric respondeu com um golpe de cabeça e levou tudo empatado para o intervalo.

No segundo tempo, o domínio da Croácia começou a resultar em oportunidades de golos. A formação dos Balcãs foi-se superiorizando e, aos 60′, Perisic teve nos pés uma das melhores oportunidades da partida. Em grande posição, o croata acertou em cheio no poste e acabou por falhar aquilo que parecia um golo certo. O selecionador russo Stanislav Cherchesov percebeu que algo não estava bem e orquestrou algumas alterações que acabaram por equilibrar mais o encontro e afastar o adversário da própria área. O jogo acabou empatado a um golo em tempo regulamentar e seguiu para prolongamento.

Aí, no tempo extra, a seleção croata demonstrou fadiga, com vários jogadores a apresentarem queixas. Mesmo assim, a Croácia chegou ao golo aos 101′. Foi Domagoj Vida, jogador do Besiktas, que, de cabeça, golpeou a bola que bateu Akinfeev. A Rússia reagiu com sucesso e, aos 115′, Mário Fernandes fez o mesmo que Vida: de cabeça, fez o golo e o 2-2. Nenhuma das equipas conseguiu o 3-2 e o vencedor decidiu-se no desempate por pontapés de penaltis.

Aí, Kovacic falhou para a Croácia, mas Smolov e Mário Fernandes também não conseguiram marcar para a Rússia. Assim, a equipa de Zlatko Dalic passou para a fase seguinte.

Bancada