Foi “Por um triz” que Carolina Deslandes não venceu. Os “The Black Mamba” representam Portugal na Eurovisão

“Love in on my side”, dos The Black Mamba, é a canção vencedora desta edição e representará Portugal na Eurovisão. É primeira vez que um tema em inglês ganha o Festival da Canção. A grande final ficou ainda marcada pela homenagem a Carlos do Carmo e por um apelo: não viremos costas à Cultura.

Os The Black Mamba venceram após receberem a votação do público, empatando a 20 pontos com Carolina Deslandes, com a música “Por um triz”. Segundo as regras, em caso de empate, prevalece a votação do público.

Carolina Deslandes vencera a votação do júri nacional, que juntou os votos das sete regiões do país. Recorde-se que na final o peso das votações é repartido entre os telespectadores e um júri, com representantes de sete regiões de Portugal Continental e ilhas.

Uma homenagem a Carlos do Carmo, que morreu no primeiro dia de 2021, deixando o país órfão de um dos maiores embaixadores da cultura nacional, foi o mote para que o guitarrista José Manuel Neto, que acompanhou Ricardo Ribeiro, Ana Moura e Camané na interpretação das canções nascidas em 1976, ano em que o fadista representou o país na Eurovisão não deixassem passar em branco tão justa homenagem. Para além disto, um pedido deixado pelo intérprete de “Saudade”, Romeu Bairos, para que não se vire as costas à Cultura, também foi momento marcante da 55ª edição do Festival da Canção, bem como a presença de Sérgio Godinho que esteve presente, a cantar em conjunto com os Clã, acompanhados por Cláudia Pascoal e Filipe Sambado, que participaram em edições anteriores.

Jornal Mira Online com Rita Sousa Vieira / Madremédia

Imagens: Madremedia