Fernando Heleno: um apaixonado por “Ocasiões Gulosas” e, não só…

Mira, Cantanhede, Vagos e Figueira da Foz: Quatro Concelhos envolvidos por uma ideia nascida na mente de um chef renomado…

Antes de ir ao que o título indica, resta dar a conhecer, a todos, Fernando Heleno: um homem que já dedicou mais de 30 anos da sua vida a (bem) alimentar muitas pessoas, sejam elas mais ou menos famosas

Fernando Manuel da Cruz Heleno tem 52 anos e já dedicou várias décadas da sua vida, como chef de cozinhas tão díspares como a Seleção Nacional de Futebol ou o Sport Lisboa e Benfica e o Take Away do Intermarché de Mira, estes dois últimos, em simultâneo, atualmente.

Fernando é, assumidamente, um apaixonado “pela cozinha, por tudo o que a rodeia e pela Gândara, terra que me viu nascer e que, dentre tantos e tantos lugares que vi no mundo, é a que mora no meu coração”. Vivendo, atualmente, entre o Seixal e Mira, é ele quem dá a cara pelo serviço final que é apresentado a Jonas, André Almeida, João Félix e seus companheiros, ou ao público “cada vez maior e mais exigente” que vai até ao Intermarché de Mira para uma refeição. Para ele, “como em tudo na vida, o importante é sermos profissionais a 100% e, mais que isto, considero fundamental fazermos o que nos propomos com muito amor!”.

Por esse motivo, este mirense que tem sempre um sorriso para quem o vê “mesmo nos momentos mais difíceis”, juntou-se a mais dois Fernandos e, juntos, constituíram uma nova Associação que promete dar o que falar… e comer!

 

Nasceu uma nova Associação no Concelho: A “Ocasiões Gulosas”…

Fernando Heleno, Fernando Magueta e Fernando Velhinho uniram esforços e transformaram, aquilo que era apenas uma “ideia geral” no princípio, em algo “concreto e palpável” recentemente. Ideia, esta, que promete ser “uma nova forma de encarar toda a cultura da vasta região da Gândara – desde Vagos até a Figueira da Foz, passando por Mira e Cantanhede”, que consiga aglutinar, tanto quanto possível, outras Associações da região.

“Tudo começou com uma entrevista que dei, no ano passado, ao Jornal O Jogo” diz o famoso Chef. “senti, ali, uma necessidade premente de perpetuar as tradições da Gândara… dentre elas, a culinária, claro está!”.

Apresentada a ideia aos outros dois Fernandos, que também sentiam que “havia um vazio de datas, onde era possível fazer atividades diferenciadas das já existentes”, rapidamente passou-se à fase da ação – sim, pois estes três homens não são pessoas para esperarem as coisas acontecerem… – e trataram, bem cedo de “sentir se havia receptividade das entidades competentes, Câmara Municipal e Junta de Freguesia, no sentido de apostarem nesta ideia, o que veio a acontecer, como esperávamos”.

Entretanto, devido ao tempo restrito que têm para começar a colocar em prática os objetivos para este ano, foi na Loja do Cidadão de Cantanhede que nasceu esta nova Associação, uma vez que os prazos são relativamente curtos. Mas, o leitor poderá está a perguntar-se o que realmente pretende a Associação “Ocasiões Gulosas” fazer? 

Fernando Heleno confidenciou à reportagem do Jornal Mira Online que “esta não é uma Associação vocacionada somente para o Concelho de Mira. Como já disse anteriormente, queremos abranger toda a Gândara e, se possível, fazer, a cada ano, os eventos em sítios diferentes”. Revitalizar a Praça do Peixe em Portomar, por exemplo, é um dos primeiros objetivos deste novel projeto dinamizador da cultura de uma vasta região, onde os nobres gandareses souberam enfrentar e transpor, sempre, as inúmeras vicissitudes naturais. “Queremos recriar a fachada antiga da Praça do Peixe, um dos locais mais importantes, senão o mais emblemático local desta terra portomarense”.  Esta é uma forma de, segundo os mentores da ideia, “simbolizar o local onde se vendia o peixe, um alimento essencial na região e, para além disto, recriar a “alma” do lugar, o ambiente não somente da Praça do Peixe como também da Praça Central, mostrando aos mais jovens como era a Gândara em outros tempos e fazendo relembrar aos mais idosos, aquilo que um dia viveram”.

Mas, nem só de uma Mostra Gastronómica viverá Portomar, Mira e a região como um todo, brevemente. “Antes de acontecer esta Mostra, iremos fazer uma “brincadeira”, que será centralizada no Largo de Portomar. Pretendemos conseguir a reabertura de espaços antigos, casas emblemáticas, para que os milhares de visitantes que esperamos, possam comparecer, tenham uma noção bastante aprofundada e real daqueles tempos antigos. Queremos que aconteçam, no lugar, jogos tradicionais, criando uma atmosfera realmente reveladora de uma Gândara que não desejamos, nem devemos, deixar morrer!”.

Como pretendem ser os próprios, eventualmente em conjunto com outras entidades, os dinamizadores do evento, Fernando Heleno deixa outra pista para podermos melhor compreender a enorme envolvência daquilo que está a ser planeado: “não haverá restaurantes na Mostra Gastronómica, pois seremos nós mesmos que iremos nos responsabilizar pelo evento do início ao fim”.

 

Sem conotações políticas…

Fernando Heleno, entretanto, deixa um aviso muito claro e “que é para ser levado a sério”. Os homens que estão à frente da “Ocasiões Gulosas” fazem questão de que “jamais hajam conotações políticas, religiosas ou de outro qualquer cariz neste projeto! Para nós, importante mesmo é juntarmos outras Associações que tenham interesse em unirem os projetos comuns e fazermos disto, algo que possamos todos, nos orgulhar a cem por cento, a cada ano, em cada evento”.

Por pretender transformar esta ideia em algo grandioso, Fernando Heleno, Fernando Magueta e Fernando Velhinho estão, desde a primeira hora, empenhados em cada detalhe desta Associação, sem nunca descurar do seu todo. Para todos eles, valorizar o espaço e a região é, antes de mais, uma missão. Amam a terra a qual estão todos umbilicalmente unidos e querem ajudá-la a crescer ainda mais, não deixando que as tradições caiam em desuso e sejam apagadas pelo tempo, esse inimigo de quem pretende preservar a história.

Muito em breve, será levantado ainda mais o véu e serão divulgadas mais novidades. Por hora, pode o leitor, ficar a saber um dos nomes que irão fazer parte da Associação e que estará presente em Portomar, aquando da Mostra Gastronómica: Rui Costa, antigo jogador e capitão do Sport Lisboa e Benfica e da Seleção Nacional é a mais recente contratação da “Ocasiões Gulosas”!

É o caso para dizer: numa equipa com elementos destes, o resultado final só pode ser um: o do sucesso!

Jornal Mira Online