Feira da Vinha e do Vinho com balanço positivo

A 16ª edição da Feira da Vinha e do Vinho de Anadia chegou ao fim, após nove dias de muita animação e alegria.

Foram milhares os visitantes que passarem pelo recinto do Certame, com destaque para os últimos três dias, de grande enchente, para assistirem aos concertos de David Carreira, estreante em Anadia, Xutos & Pontapés que levou o público ao rubro e, a finalizar, as atuações de Xana Toc Toc que deliciou os mais novos e das marchas populares. O certame “despediu-se” com um grandioso espetáculo pirotécnico para gáudio das pessoas presentes no recinto.

Anadia Capital do Espumante decorreu entre 22 e 30 de junho, no Vale Santo, em Anadia. Foram nove dias de grande euforia, com uma grande panóplia de atividades sócio desportivas, conjuntamente com momentos de muita animação, onde estiveram em destaque grupos locais e nacionais, atraindo assim, ao “coração da capital do Espumante”, muitos milhares de forasteiros.

Para além do espaço dedicado aos produtores/engarrafadores que promoveu e divulgou os néctares bairradinos, com especial incidência para os espumantes, o certame deu ainda a conhecer outras áreas da economia local, instituições, entidades e área infantil. A gastronomia também esteve em destaque, com um espaço próprio onde não faltaram as principais iguarias regionais.

A vertente ambiental não foi esquecida, classificada como “Eco evento” e com o apoio do programa “Sê-lo Verde”, a Feira da Vinha e do Vinho contribuiu assim para um ambiente mais sustentável e, simultaneamente teve um cariz solidário, dado que o lixo recolhido vai ser comprado pela ERSUC, cuja receita, por deliberação camarária, reverte a favor da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia.

A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, faz um balanço “francamente positivo” da edição deste ano, sublinhando que “a avaliar pelas opiniões que nos iam chegando, ao longo dos vários dias, os registos das pessoas são bastante positivos”, tendo em conta “a organização da feira, a orientação dos espaços e o cuidado que existiu em identificar as ruas e os diferentes espaços do certame”.

A autarca destacou ainda a sensibilização ambiental que o Município promoveu e implementou e, finalmente, a aposta forte no cartaz de animação dirigido a todas as camadas etárias da população.

Maria Teresa Cardoso realçou o papel importante das Freguesias que incentivaram as suas coletividades a estarem presentes na Feira proporcionando uma oferta, em termos de gastronomia e de animação cultural, dando assim também a conhecer, aos visitantes, o trabalho que desenvolvem ao longo de todo o ano.

A presidente da Câmara Municipal deixa ainda uma palavra de apreço e de agradecimento público a todos os que, direta ou indiretamente, participaram neste grande evento que tem como principal objetivo promover as potencialidades do concelho.