Feira da Gula: A região unida e promovida “on” Centro

A primeira edição da Feira da Gula teve um cariz colaborativo e sem fins lucrativos. Foi o resultado de um conjunto de parcerias e da iniciativa de um grupo de empresários com interesses comuns e que colaboraram, numa demonstração de vitalidade e capacidade empreendedora, estabelecendo ligações e parcerias (em rede) propiciando sinergias capazes de gerar riqueza e valor para a região.

Decorrida no anterior fim-de-semana (25 e 26 de novembro), na PRAXIS – Fábrica e Museu da Cerveja de Coimbra, a “Feira da Gula” iniciou um ciclo de encontros temáticos – os “Encontros ON Centro” – com vista à promoção e união da região Centro de Portugal.

Este evento deu a conhecer e a provar alguns dos melhores produtos regionais do Centro, num total de 16 expositores de Gastronomia e Bebidas: vinhos, cerveja artesanal, doçaria conventual e regional, licores, sementes, enchidos, compotas, mel e frutas biológicas. Entre 1500-1800 pessoas visitaram o certame, que teve como pontos altos o lançamento dos novos produtos PRAXIS (cerveja de natal com abóbora do Baixo Mondego, cerveja envelhecida em barricas de carvalho francês onde estagiou vinho do Porto, e um novo pack de madeira de 6 cervejas), o almoço de networking para produtores e convidados, a animação a cargo de Fado ao Centro e das Tunas Académicas Vitistuna, Quantunna e Phartuna, o Showcooking de chocolate e sabores regionais proporcionado pelo Chef Flávio Silva e a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, as atividades educativas para o público infantil (workshops sobre a importância das abelhas e da reflorestação consciente após os incêndios), e as provas comentadas de vinhos Magnum – Carlos Lucas e cerveja PRAXIS.

A primeira edição da Feira da Gula teve um cariz colaborativo e sem fins lucrativos. Foi o resultado de um conjunto de parcerias e da iniciativa de um grupo de empresários com interesses comuns e que colaboraram, numa demonstração de vitalidade e capacidade empreendedora, estabelecendo ligações e parcerias (em rede) propiciando sinergias capazes de gerar riqueza e valor para a região.

Em virtude dos incêndios deste verão, a organização optou por dar prioridade a produtores afetados diretamente pela tragédia. Um dos expositores presentes (Queijaria José Mendes, Tábua) perdeu cerca de 90 ovelhas, tendo-se socorrido da produção de familares da zona de Seia para poder estar presente e alavancar o seu negócio. Também a presença do Sr. Manuel, assador de castanhas, esteve em causa devido à falta de castanha na zona dos soutos da Beira.

Além de promover e fortalecer a identidade da região, através da divulgação dos seus produtos de qualidade, este foi um evento para toda a família, e que pretendeu dar as boas-vindas à época natalícia, constituindo-se também como uma oportunidade para adquirir presentes de Natal e contribuir para a economia regional e apoiar os pequenos e médios produtores.

Sempre que estejam reunidas as condições necessárias, estes encontros setoriais passarão a ser itinerantes e “pop-up”: rápidos, eficazes, objetivos e espalhados por toda a região Centro, ou até mesmo fora dela. A ON Centro contará também com o apoio da produtora do programa “Somos Portugal” da TVI, que vê neste tipo de evento algo de inovador e que é apetecível à televisão.

Os “Encontros ON Centro: Feira da Gula” serviram de mote para a apresentação oficial ao público da marca “ON Centro”: que se afirma como rede de divulgação e comunicação territorial da região Centro. Para além da presença digital em website, redes sociais (Facebook e Instagram), e Newsletter, a “rede” pretende implantar-se no terreno dos distritos da região Centro, com vários “encontros” temáticos e que permitam a criação de sinergias e dinâmicas entre os diversos agentes culturais, turísticos e económicos. Importa referir que a ON Centro chegou até aqui “da parte para o todo”. Em novembro de 2015, a ON Coimbra surgiu como um ensaio local para um projeto regional, e 2 anos depois evoluiu graças ao apoio do público, dos municípios da região de Coimbra e de empresas locais e nacionais.

A criação de uma marca de índole regional surgiu da vontade de olhar para o Centro como um todo, uma região que necessita de ser promovida de forma ampla, intensiva, transversal e assertiva nas suas diversas vertentes: Cultura, Património, Natureza, Gastronomia, Lazer e Lifestyle (“Vagar”), Desporto, Empresas e Produtos Regionais (“Made In”). Além do serviço de organização de eventos, a ON Centro disponibiliza outros como publicidade, gestão de websites, lojas online e redes sociais, fotografia e vídeo, produção de conteúdos e, ainda, recrutamento, dirigidos aos municípios, empresas, e hotelaria e restauração da região. A produção de Cabazes de Natal “Made In Centro”, com produtos de cada um dos distritos da região Centro, é outra das iniciativas da Rede ON para este natal, e muitas mais estão na calha para o ano de 2018.

Sobre a Rede ON Centro

A Rede ON CENTRO é uma rede de divulgação e valorização territorial, que visa promover a região Centro, junto do público nacional e estrangeiro.
Nela poderá aceder a informação da maior região do país, composta pelos distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu, e encontrar conteúdos sobre Cultura, Desporto, Eventos, Gastronomia, Vagar, Natureza, Património, Produção Regional, Indústria, Comércio e Turismo.

A região Centro atualmente possui:
– 2.327.755 habitantes (22% da população portuguesa);
– 73.000 empresas;
– 100 municípios (dos 308 municípios existentes em Portugal);
– 28.199km2 (correspondendo a 31% do território nacional);
– PIB de 34 mil milhões de euros em 2015 (representando 19% do total nacional);
– 4 sítios Património Mundial UNESCO e inúmeros outros motivos de atração turística.