Falcão ferido, resgatado para ser tratado no Parque Biológico de Gaia

A GNR de Aveiro, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Santa Maria da Feira, no dia 15 de outubro resgatou um falcão peneireiro em Santa Maria de Lamas, no concelho de Santa Maria da Feira.

A ave foi encontrada ferida no meio da rua por um cidadão. Depois de a ter entregue no Posto Territorial de Santa Maria de Lamas, os militares do NPA transportaram-na para o Parque Biológico de Gaia, onde foi entregue para avaliação e posterior reabilitação.

O falcão peneireiro, Falco tinnunculus, é uma ave falconiforme da família dos falconídeos, de dimensão média, bico curto e curvo e asas e cauda comprida. Caracteriza-se pela capacidade de “peneirar”, isto é, de permanecer a “voar parado” sobre um determinado ponto no solo, comportamento este que o ajuda na deteção e captura de suas presas. É também um auxiliar precioso do agricultor, alimenta-se de pequenos roedores, insetos e, por vezes, de pequenos répteis, rãs, vermes e pequenos pássaros.

A Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) com um funcionamento permanente, constitui-se como uma ferramenta de sucesso ao serviço do cidadão, quer na denúncia das infrações ambientais ou no esclarecimento de dúvidas ambientais.