EXPOFACIC: Há mil motivos que levam a um só destino…

Entre os dias 25 de Julho e 4 de Agosto, a premiada Expofacic vai procurar fazer valer o título de melhor evento ibérico…

Apresentada com pompa e circunstância por Helena Teodósio, Idalécio Oliveira e Pedro Machado, a Expofacic 2019 foi classificada como Uma causa comum e transversal a todas as forças políticas e sociais do Concelho de Cantanhede” por uma Presidente de Câmara naturalmente bastante orgulhosa pelos dois prémios recentemente conquistados o que, na sua opinião é “também um enorme reforço na responsabilidade” de quem a organiza.

Garantindo haver também “uma maior eficiência na organização do evento”Helena Teodósio realçou o facto de que, cada vez mais, “os agentes económicos locais e nacionais encaram a Expofacic como um veículo de excelência” para expor os seus produtos e as suas ideias.

Já a Idalécio Oliveira coube a informação geral da grandiosidade de uma Feira que procura renovar-se a cada ano. A Primeira Bienal que se estreia nesta edição é, segundo ele, um modo inexcedível para tornar a Expofacic, cada vez mais, num evento diferenciador. Os “mais de 50 concertos”  que ali decorrerão, fazem parte de uma enorme panóplia de atividades que tocam pontos tão importantes como “a música, o entretenimento, a gastronomia, os negócios e a cultura”.

Com os preços a manterem-se, a Expofacic 2019 terá atividades variadas, tais como o “European Festival, Provas de vinhos e cervejas, Exposições culturais, Street Food, ´Concertos” e uma, já bastante aguardada, área de “Gaming” que fará as delícias dos muitos jovens adeptos deste tipo de atrações.

Com um total de 95.000 m2 de área, existirão 630 espaços de exposição e representação, 68 espaços destinados à gastronomia, 15 parques de estacionamentos (num total de 20.000 m2), para além do famoso Expofacic Bus que contará com 6 linhas (Coimbra, Figueira da Foz e Praia da Tocha).

Quanto a um tema muito em voga, a sustentabilidade ambiental, os organizadores procurarão igualar ou ampliar os objetivos conseguidos em 2018. “Reciclar para incorporar; Reciclar, sim… descartar, não; descarbonização; sensibilização ambiental e mais e melhores espaços verdes” fazem parte de uma agenda repleta de boas intenções que serão bem mais que isto: serão colocadas em prática!

Quanto a Pedro Machado, o Presidente do Turismo Centro de Portugal, importantíssimo parceiro ligado a esta Feira, este preferiu salientar “a satisfação de ter na região centro um evento desta magnitude”. Naturalmente “bastante orgulhoso daquilo que aqui se faz”, não deixou de congratular-se com “o crescimento sustentado desta Feira”, referindo a satisfação de ver que “a preocupação ambiental, que poderia parecer parecer alguma preocupação lateral, também ela é, tratada de uma maneira importante pela Expofacic”.

Faltando 57 dias, a partir de agora, resta esperar que as preparações necessárias para que a Feira nasça a 25 de Julho, corram a contento e que, como sempre, tudo esteja pronto a tempo e horas. Depois… bem, depois é passar os 11 dias da Expofacic do mesmo modo como sempre aconteceu: com diversão, com alegria, com camaradagem e a aproveitar para reencontrar amigos, estejam eles no país ou venham de longe, das terras que os acolheram, para matar saudades e sentir o sabor de ser português em Portugal…

Jornal Mira Online

This slideshow requires JavaScript.