Escolíadas 2018 chegam ao grande final, este Domingo!

APEEMIRA – Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas do Concelho de Mira
Américo Páscoa ao Jornal Mira Online sobre as Escolíadas 2018
 A APEEMIRA sempre gostou de desafios e a partir do momento que os alunos do Agrupamento, solicitaram a nossa ajuda, no passado ano letivo 2016/2017 para a participação nas escolíadas, no  Polo da Figueira da Foz , demos-lhes todo apoio que nos foi possível.
A primeira participação foi um abrir de horizontes para muitos dos nossos alunos do agrupamento de Mira e para nós, APEEMIRA. 
O aproximar das diversas realidades levou a muitas reflexões internas nomeadamente, pelo potencial, dinamismo de toda organização das Escoliadas. Foi impressionante o grau de exigência do Staff das Escolíadas, aspeto esse importante para os alunos dos vários estabelecimentos escolares e agrupamentos que participaram. Pois fez com que se aumentasse  o nível de exigência, nas várias áreas: Cultura Geral, Artes, Música, Teatro e a Claque de Apoio.
A nossa participação, tem a nosso ver, um  balanço bastante satisfatório. Consideramos atividades como estas, atividades muito profícuas, que podem e devem ser alargadas a nível nacional , com maiores apoios locais, regionais e do ministério da educação, uma vez que existe a possibilidade de cada agrupamento através dos seus alunos darem a conhecer o seu potencial fora do  meio escolar. Para muitos dos alunos são momentos marcantes e são experiências que os podem tornar cidadãos ainda mais conscientes e experientes. Para nós APEEMIRA, estar no Staff com os alunos do AEM , foi também um momento muito gratificante.
Mesmo existindo, no bom sentido, algumas rivalidades entre agrupamentos e zonas geográficas, a organização das escoliadas tem uma particularidade pertinente que apenas é possível  analisar com esta proximidade. Alguns pormenores que marcam pela diferença , entre os quais a  forte organização, a vários níveis com destaque para o convívio que conseguem manter antes de cada prova entre os seus parcipantes. Quando chega o momento de cada prova já existe entre os alunos, um grande intercâmbio de partilha, levando a que independentemente,  dos resultados obtidos por cada agrupamentom, já existem muitas partilhas de informação e amizades criadas entre os alunos dos diversos agrupamentos, terminando sempre todos em festa .
Os alunos do agrupamento de escolas de Mira depois de cerca de 3 anos de afastamento das Escolíadas regressaram no ano passado, à Figueira da Foz , onde considero que foi para regressar, aprender e analisar e divertirem-se de forma coletiva.
A APEEMIRA limitou-se a dar todo apoio em representação dos encarregados de educação de Mira e a incentivar sempre nestas iniciativas.
Para além do nosso apoio existe uma forte partilha e são refletidos todos os momentos de forma a tentar ver aspetos negativos e positivos, em cada fase de  forma a tentar superar o que correu menos bem.
Este ano letivo (2017/2018),  as Escoliadas foram, de novo, um momento marcante para alunos e para o Concelho de Mira e Agrupamento de Escolas de Mira a passagem pelo Polo de Ílhavo terminado em 1º lugar e em 2º na geral .
O próximo desafio realiza-se este domingo: a final com inicio pelas 17:00 horas entre dois agrupamentos, no Teatro Aveirense.
Direção da APEEMIRA.
Américo Páscoa  19/05/2018

Este slideshow necessita de JavaScript.

NOTA: O Jornal Mira Online agradece a disponibilidade de Américo Páscoa pelo texto e imagens.