Escolas do Município de Anadia recebem Bandeira Verde

Oito escolas do concelho de Anadia foram contempladas com a “Bandeira Verde – Eco Escolas”, numa cerimónia que decorreu no passado dia 18 de outubro, no Pavilhão Multiusos em Guimarães.  Na ocasião o Município de Anadia recebeu da entidade promotora ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, um certificado como “Parceiro Eco-Escolas 2019”.

Centro Escolar de Arcos, Escola EB Sangalhos – Centro Escolar de Sangalhos, EB1 da Moita, Centro Escolar das Avelãs, Centro Escolar de Paredes do Bairro, Colégio Nossa Senhora da Assunção, Escola EB de Vilarinho do Bairro e Escola EB1 de Aguim, foram os estabelecimentos de ensino que receberam o galardão Eco-Escolas, como forma de reconhecimento pelo trabalho que desenvolveram ao longo do ano escolar transato, no sentido de tornar a comunidade escolar mais sustentável.

De referir ainda que a escola EB1 da Moita recebeu o “Diploma Escola Madrinha” como reconhecimento por ter sido a “madrinha” do Centro Escolar das Avelãs que implementou o programa “Eco Escolas” pela primeira vez em 2018/2019.

O momento da entrega dos galardões contou com a presença de alunos e professores das escolas premiadas e da técnica camarária envolvida no projeto.

Os temas trabalhados no ano letivo transato foram “Água, Resíduos e Energia”, “Floresta” e o “Mar”. Para o presente ano letivo o tema abordará as “Comunidades Sustentáveis” e os “Espaços Exteriores”.

De salientar que o Movimento Eco-Escolas é direcionado a todos os níveis de ensino, dominando o ensino básico, pretendendo-se que as crianças e jovens aprendam a ser cidadãos.

Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente.