Eles e elas são os heróis que nunca nos abandonam…

Os Bombeiros Voluntários de Mira celebraram no Seixo, o 36º aniversário desta corporação…

Como alguém disse no passado domingo, dia das celebrações, “os bombeiros não querem ser olhados como heróis”, mas é impossível ao comum cidadão mirense, dissociar-se desta imagem.

São eles quem, em inúmeras situações do dia-a-dia estão presentes com rapidez onde são requisitados. São eles quem não têm, tantas vezes, tempo para as suas famílias, para estarem ao serviço da comunidade. São eles quem, mesmo sabendo que o seu voluntariado é mal reconhecido em muitos casos, pelo Estado, não deixam de colocar a farda e de absterem-se do calor da lareira pelo frio da noite. São eles quem são mal tratados pela sociedade local, por vezes, mas não deixam de ir onde tiver que ser, sem olhar a caras e nomes!

Também há o reverso da medalha: a enorme maioria da população, apoia-os. Suas famílias compreendem o que lhes move cada vez que seguem para o quartel. Os mirenses, na sua generalidade, percebem o tamanho da generosidade que cada um deles carrega dentro de si. O comum cidadão e as empresas, como foi o caso do Intermarché de Mira, correspondem, através de donativos às necessidades que a corporação sente.

Por isso, no Seixo, para além da celebração, também foram apresentadas 3 novas viaturas e 1 máquina que tão bem serão usadas pelos BVM, e também foram entregues 5 novos equipamentos essenciais para o duro combate que estes homens e mulheres travam contra as intempéries, por exemplo!

Em apenas 1 ano, o Plano Municipal de Proteção Civil foi acionado por 2 vezes: no incêndio de 2017 ou na tempestade que aconteceu há pouco menos de um mês, os Bombeiros e as outras entidades que compõem a Proteção Civil de Mira, deram o seu melhor e tudo fizeram para guardar pessoas e bens.

Por isso, neste caso, pode-se dizer que estes jovens e menos jovens dos Bombeiros Voluntários de Mira são heróis, mesmo sem querer sê-lo. Ignorarmos tanta dedicação, tanto amor à causa e tanto labor, é sermos injustos, egoístas e ingratos!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Condecorados deste ano:

Medalha de Assiduidade Grau Cobre, por 5 anos de bom e efetivo serviço prestado à causa dos Bombeiros Portugueses.

Bombeiro 3ª, Sandro Filipe Padeiro Pereira.

Bombeiro 3ª, Fábio André Rodrigues de Paiva.

 

Medalha de Assiduidade Grau Prata, por 10 anos de bom e efetivo serviço prestado à causa dos Bombeiros Portugueses.

Bombeiro 2ª, Sérgio de Oliveira Machado.

Bombeiro 2ª, Mariana Miranda Toito.

 

Medalha de Assiduidade Grau Ouro, por 15 anos de bom e efetivo serviço prestado à causa dos Bombeiros Portugueses.

Bombeiro 1ª, Hélia Dora Cruz Janica.

Bombeiro 1ª, Carla Sofia dos Santos.

 

Medalha de assiduidade por 20 anos de bom e efetivo serviço prestado à causa dos Bombeiros Portugueses.

Bombeiro 1ª, Pedro José Ribeiro Franco.

 

Medalha de dedicação por 25 anos de bom e efetivo serviço prestado à causa dos Bombeiros Portugueses.

Chefe Paulo Jorge Barreto da Silva.

Bombeiro 2ª, Luís Miguel Oliveira Lourenço.

Bombeiro 2ª, Filipe Jorge Oliveira Canudo.