Eleições do Partido Socialista Distrital e Local

O Partido Socialista, tal como outros partidos, está a viver mais uma fase de reorganização interna, com a realização de diversos atos eleitorais internos, livres e democráticos. No passado sábado decorreram as eleições para Presidente da Federação Distrital, para Presidente do Departamento Federativo das Mulheres Socialistas de Coimbra e dos Delegados ao XVIII Congresso Distrital da Federação do PS Coimbra.

Pedro Coimbra, natural de Penacova, vence as eleições para Presidente da Federação Distrital de Coimbra do PS, tendo tido como opositor Luís Antunes, natural da Lousã. Enquanto o Departamento Distrital das Mulheres Socialistas fica liderado por Rosa Isabel Cruz, candidata única. Relativamente aos delegados do Concelho de Mira, foram eleitos 26 elementos afetos à lista de Pedro Coimbra e 10 afetos à lista de Luís Antunes.

 

No Distrito de Coimbra, o resultado foi:
PEDRO COIMBRA -> 2446 = 60%
LUÍS ANTUNES -> 1667 = 40%

E no Concelho de Mira, o resultado foi:

PEDRO COIMBRA -> 139 = 65%
LUÍS ANTUNES -> 75 = 35%

Depois de uma campanha bastante participada e debatida, onde chegou a ser afirmado por alguns militantes do PS, que Pedro Coimbra seria derrotado, verificou-se que esta opinião estava errada. Prova disso, são os resultados. Pedro Coimbra conseguiu uma das maiores vitórias de sempre, com cerca de 800 votos de diferença e consegue vencer em 12 Concelhos, tendo perdido apenas em 5 Concelhos. Para espanto de alguns, vence nos Concelhos de Mira, Cantanhede, Coimbra, Montemor-o-Velho, Soure, Figueira da Foz, Condeixa, Penela, Góis, Pampilhosa da Serra, Penacova e Vila Nova de Poiares, demonstrando que o seu grupo de trabalho tem muito apoio em todo o distrito.

Os dois candidatos dignificaram a grande História do Partido Socialista e merecem a admiração e respeito de todos. Agora, todos os socialistas devem concentrar os seus esforços na defesa dos ideais socialistas e deverão contribuir para que o PS continue a ter grandes resultados a nível local, distrital, nacional e europeu.

Também as Secções e a Concelhia do Partido Socialista e a Juventude Socialista de Mira foram a votos no final do mês de Janeiro e os eleitos tomaram posse durante os primeiros dias de Fevereiro numa cerimónia realizada na Residencial Canhota, em Mira. No que concerne ao Concelho de Mira, Francisco Soares Reigota, atual Presidente da Junta de Freguesia da Praia de Mira, tornou-se pela primeira vez Presidente da Comissão Politica Concelhia do PS Mira. Tal como Carlos Nora, atual Deputado Municipal do Partido Socialista de Mira, que se estreia como Secretário Coordenador da Secção do PS Mira. Relativamente à Secção da Praia de Mira, António Lopes, Secretário da Assembleia de Freguesia da Praia de Mira, renovou o cargo de Secretário Coordenador da Secção do PS Praia de Mira. A Mesa da Comissão Politica Concelhia terá como Presidente, Maria José Silva e os secretários que a acompanham são, Andreia Petornilho e Luís Neto. A Juventude Socialista de Mira mantém o seu líder, Hugo Gomes que assume o seu segundo mandato, com uma equipa renovada e abrangente.

Relativamente às eleições locais, destacamos que existiram listas únicas a todos os órgãos demonstrando um ambiente sereno, mas bastante participado. Todos estes atos eleitorais decorreram de forma muito organizada, o que nos apraz imenso, pois o PS Mira revela vitalidade e grande capacidade de mobilização. Constatamos que os militantes com a plenitude dos seus direitos e deveres em dia participaram nestes atos eleitorais em larga escala. Tendo existido uma taxa de participação de 78%, havendo unicamente 22% de abstenção a nível concelhio. Deste modo, a nova Comissão Politica Concelhia foi aprovada com 96,5% dos votos expressos. Verifica-se que os seus membros foram legitimamente eleitos por uma grande maioria de militantes.

Os novos eleitos têm novos desafios, assim como todos os militantes, pois para conseguir honrar os valores e os princípios do Partido Socialista é necessária a colaboração efetiva e genuína de todos os que queiram participar. “Nos dias de hoje, a participação cívica revela-se cada vez mais imprescindível. Estando todos nós cada vez mais ligados, e das mais variadas formas, é normal termos o nosso espaço de debate de ideias. Acreditamos que a participação cívica assume várias formas, condizentes com a disponibilidade de cada um. O que o PS lhe propõe é que participe connosco na discussão permanente sobre a melhoria das nossas localidades e sobre Portugal. Temos várias formas de o fazer. Pode tornar-se Militante, Simpatizante ou simplesmente enviar-nos a sua ideia…Participe!

Comunicação do Partido Socialista de Mira