“Economia Circular nos Territórios Rurais” foi o mote para visita técnica da AD ELO à Finlândia

De 17 a 20 de setembro, a AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego organizou uma visita técnica à Finlândia no âmbito de um projeto de cooperação europeu, que envolve associações de cinco países: Portugal, Finlândia, Estónia, Letónia e Itália. A comitiva da AD ELO foi composta por presidentes e de outros membros dos Municípios de Cantanhede,Figueira da Foz, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho e Penacova.

“Economia Circular nos Territórios Rurais” foi o tema da visita técnica que teve como objetivo principal a criação de uma rede de troca de experiências e conhecimento sobre as boas práticas, produtos e serviços relacionados com a valorização do modelo de economia circular e de territórios rurais sustentáveis.

A comitiva da AD ELO, de forma participativa e empenhada, contactou com projetos, empresas e experiências concretas onde as questões de sustentabilidade e aproveitamento dos recursos locais estiveram sempre em destaque. O momento foi ainda aproveitado para se estabelecer contactos institucionais entre diferentes municípios, associações e empresas que estreitaram as relações entre os vários países envolvidos.

Sendo a primeira visita integrada neste projeto, esta ação permitiu encontrar pistas para uma melhor compreensão da sustentabilidade dos territórios rurais assente em boas práticas de valorização ambiental. Por essa razão, foram assim perspetivadas ações futuras que os diversos territórios parceiros vão poder desenvolver e que passam pelo incentivo a que as instituições e as empresas usem cada vez mais uma abordagem de economia circular no seu ciclo de trabalho, produção e comercialização.