E vão duas: Sandra Semedo repete o ouro na Taça Internacional de Tricicleta

A triciclista da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) Sandra Semedo conquistou hoje (12 de julho) a sua segunda medalha de ouro na Taça Internacional de Tricicleta. A atleta foi a primeira a cortar a meta na prova de 400 metros da classe RR2, tendo realizado o tempo de 01.39,75 e batido de forma clara a oposição das adversárias.

Com a medalha de ouro alcançada ontem nos 800 metros, Sandra Semedo passa agora a ostentar no palmarés sete medalhas nesta que é a maior competição a nível mundial dedicada exclusivamente à tricicleta (cinco de ouro e duas de prata) e onze em provas internacionais ao serviço de Portugal, sempre acompanhada pela sua treinadora e selecionadora nacional, Ana Nunes.

Para amanhã, está prevista a participação de Sandra na prova de 5000 metros, naquela que será a sua estreia nesta distância em provas oficiais e a última corrida que realizará nesta Taça Internacional de Tricicleta. Esta competição está a ser disputada desde ontem em Frederiksberg, na Dinamarca, com a participação de mais de cem atletas.

Sandra Semedo tem 31 anos e é um dos maiores nomes mundiais da tricicleta, modalidade que pratica desde 2012. O seu percurso desportivo tem sido feito sempre na APCC, instituição de que é utente desde criança e que foi pioneira no desporto para pessoas com deficiência em Portugal.

A tricicleta é uma modalidade desportiva praticada em pistas de atletismo, em que os atletas correm com os pés, num equipamento com três rodas e três apoios. É dirigida a pessoas com paralisia cerebral e deficiências motoras que afetem o movimento ou o equilíbrio, que se desloquem em cadeira de rodas ou que não tenham uma corrida funcional a pé.