É oficial: já há data de retoma para o campeonato português de futebol

A bola vai voltar a rolar na Liga NOS a 4 de junho, data marcada para o primeiro jogo da 25.ª jornada, segundo confirmação oficial da Liga Portugal.

“Por forma a garantir que são rigorosamente vistoriados os estádios e realizados os testes médicos a todos os profissionais envolvidos nos jogos e na respetiva organização, está apontada a data de 4 de junho de 2020 para o primeiro jogo da 25.ª jornada da Liga NOS”, lê-se na nota da Liga Portugal, publicada hoje.

Recorde-se que, com o fim do estado de emergência no dia 3 de maio, o Governo autorizou o regresso dos jogos à porta fechada da principal competição de futebol, no fim de semana de 30 e 31 de maio, referindo a Liga Portugal que “o Executivo enquadrou esta competição profissional como uma das atividades autorizadas ao desconfinamento”.

A decisão que, porém, estava dependente de aprovação da DGS, que, no passado domingo, “emitiu o parecer técnico sobre as condições do regresso da Liga NOS à competição”, segue o comunicado.

No parecer, é referido que “a Federação Portuguesa de Futebol, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional, os clubes participantes na I Liga e os atletas assumem, em todas as fases das competições e treinos, o risco existente de infeção por SARS-CoV-2 e de covid-19, bem como a responsabilidade de todas as eventuais consequências clínicas da doença e do risco para a Saúde Pública”.

No seguimento da atuação da DGS, “ao longo dos últimos dias, as várias entidades têm levado a cabo sucessivas reuniões de alinhamento para que a retoma possa acontecer em segurança e com todas as medidas de proteção que mitiguem os riscos do regresso à atividade, seguindo-se uma fase de vistorias para apuramento dos estádios que efetivamente cumprem os requisitos definidos naquele parecer técnico”, justifica o documento da Liga Portugal.

Os jogadores dos clubes da I Liga de futebol, entretanto, já fizeram saber que vão assumir coletivamente o código de conduta do parecer técnico da DGS, apesar da contestação de alguns profissionais.

Em causa estão questões de segurança, particularmente porque nos últimos dias foram confirmados os primeiros casos de infeção pelo novo coronavírus entre jogadores da I Liga, nos plantéis de Famalicão, Vitória de Guimarães, Moreirense e Benfica.

Faltam disputar 90 jogos do principal escalão, que é liderado pelo FC Porto, com um ponto de vantagem sobre o campeão Benfica, assim como a final da Taça de Portugal, que vai opor ‘encarnados’ a ‘azuis e brancos’.

“Antecipa-se que este trabalho conjunto da DGS, da FPF e da Liga Portugal sirva de modelo para a retoma de outras atividades económicas, pretendendo-se que esta competição profissional forneça um exemplo das boas práticas que esta pandemia nos impõe”, conclui o organismo.

Madremedia