Doenças respiratórias criam pressão nos hospitais da Europa

04.12.2022 –

Há escassez de camas nos hospitais pediátricos alemães.

Os hospitais europeus estão a ficar sob pressão devido às doenças respiratórias. Há uma grande preocupação com as crianças. Os casos de bronquiolite estão a aumentar tanto que na Alemanha, médicos alertam que há bebés a perderem a vida por falta de assistência devida.

Os casos de gripe e de covid-19 multiplicam-se, mas na Alemanha, a grande preocupação tornou-se a bronquiolite, uma doença respiratória que atinge as crianças com menos de dois anos.

A bronquiolite é uma das principais causas de internamento infantil, visto que há crianças que manifestam sintomas mais graves. O problema dizem os médicos alemães é que o número de infeções é tão alto este ano que há crianças que começam a ficar sem assistência necessária.

Os especialistas acreditam que nos últimos anos, muitas crianças não desenvolveram imunidade ao vírus, que provoca a bronquiolidade, devido ao distanciamento social, durante a pandemia da covid-19. Admitem, assim, que a situação ainda possa piorar, algo que preocupa o executivo alemão.

Na Bélgica e França começam a faltar camas nas pediatrias. Em Paris, atingiu-se um ponto de rutura, que já levou a que dezenas de bebés tenham sido transferidos da capital francesa para outras regiões do país.

Os casos de gripe e de covid-19, em França, disparam e as autoridades de saúde dizem que a progressão das doenças respiratórias é uma situação inédita de evolução imprevisível e aconselham os franceses a vacinarem-se, em particular, os mais idosos.