Direito de resposta do “Banco Alimentar Contra a Fome”

Tendo surgido neste espaço, uma referência, por terceiros, ao Banco Alimentar Contra a Fome – Coimbra, que não corresponde à realidade, venho esclarecer o seguinte:

No distrito de Coimbra, área de atuação deste Banco Alimentar, existem centenas de instituições de solidariedade social. Face à quantidade de alimentos que nos são doados, não é possível apoiar todas as instituições regularmente. Assim, o Banco Alimentar apoia regularmente 70 instituições. Além disso, apoia pontualmente, mais cerca de 90 instituições, de acordo com o volume das doações recebidas e através também da Campanha Papel por Alimentos.

Contrariamente ao que foi referido, no concelho de Mira, o Banco Alimentar não apoia apenas uma instituição. Apoia regularmente 3 instituições (a Unidade Paroquial de Apoio Social da Praia de Mira, a Sociedade de Promoção Social – Obra de Frei Gil e a Associação de Solidariedade Social de Carapelhos e Corticeira de Baixo) e também apoia pontualmente a Casa da Criança de Mira e o Centro de Bem Estar Infantil de Seixo de Mira.

Relativamente à Cruz Vermelha, apoiamos pontualmente as Delegações de Coimbra e da Figueira da Foz. Também poderemos apoiar pontualmente a Delegação de Mira, bem como qualquer outra instituição de solidariedade social do distrito de Coimbra, desde que nos seja solicitado esse apoio.

Aproveito para lembrar que, no próximo fim de semana se realiza a habitual recolha semestral de alimentos, pelos Bancos Alimentares. Sabemos que, devido à enorme vaga de incêndios verificada, as pessoas têm sido muito solicitadas para dar a sua ajuda. Para além do apoio que temos estado a dar, grande parte dos alimentos recolhidos nesta Campanha serão canalizados para os concelhos mais afetados. Esperamos o vosso apoio, para assim podermos ajudar mais quem mais precisa.

Bem hajam

José Santos Andrade
Presidente da Direção do BACFC”

 

N.R. – Os sublinhados deste texto foram colocados pelo editor