“Dia Internacional Sem Sacos de Plástico” foi lembrado no Sítio do Cartaxo

O Programa CLDS MoverMira 4 G, na passada sexta-feira, alertou para a importância de serem consumidos menos plásticos. Leia, abaixo, na íntegra, o texto referente a este evento que serve como alerta para tão importante assunto, que faz parte do dia a dia de todos…

“Na passada sexta-feira, 3 de Julho, decorreu a comemoração do dia Internacional Sem Sacos de Plástico, no Sítio do Cartaxo.
Este evento integra a atividade 4, do plano de ação do projeto CLDS MoverMira 4 G , que pretende alertar a comunidade para a adoção de comportamentos amigos do ambiente.
Os sacos de plástico são constituídos por resinas tóxicas oriundas do petróleo e levam cerca de 500 anos a decompor-se. Apesar da gravidade da situação, apenas 2% da população recicla sacos plásticos.
Fomos ainda presenteados com um showcooking, dirigido pelo chef Rui Reigota que apresentou aos participantes opções saudáveis e alertou para a importância e riqueza do consumo de produtos locais.
Consumir o que é produzido localmente é fornecer ao consumidor alimentos frescos, de qualidade e autênticos, com o devido respeito pelos ciclos naturais de crescimento.

A promoção deste conceito prende-se com o compromisso de melhorar a qualidade de vida das gerações atuais e futuras, permitindo que as comunidades se tornem sustentáveis, socialmente justas e inclusivas, com uma economia local forte e viável.

Viver neste concelho, permite-nos desfrutar de ações como esta, envoltos pela natureza local, o que nos permite emergir nas questões e compreender a urgência face a esta problemática”.

Fonte e Fotos: CLDS MoverMira 4 G, a quem o Jornal Mira Online agradece a disponibilidade.

Este slideshow necessita de JavaScript.