Dengaz: “nós temos música muito boa, de muita qualidade, não só no hip-hop como também nos outros estilos”

Conhecido por músicas como “Eu consigo” ou “Encontrei”, Dengaz é um rapper português que tem vindo a destacar-se no panorama da música nacional. Após o seu concerto em Peso da Régua, no dia 8 de agosto, tivemos a oportunidade de estar à conversa com este artista – que acabou por celebrar o seu aniversário nesta cidade-, que tem atuado em festivais tão conhecidos como o MEO Sudoeste e está, neste momento, a trabalhar num novo disco.

Nesta entrevista, Dengaz falou-nos não só do seu concerto em Peso da Régua mas também dos seus projetos futuros, da sua música e de como vê o hip-hop em Portugal.

Sem Título

Numa entrevista disseste que a tua música é feita com verdade, o que é que isso significa?

Significa que falo sobre a minha vida, sobre as coisas que eu sei, sobre a vida dos meus amigos e aquilo que eu vejo à minha volta, porque por exemplo quando eu comecei a fazer música falava de coisas que não fazia a mínima ideia do que eram, falava de coisas que eu ouvia os artistas de quem eu gostava falarem. Então, como acabava por ser uma coisa pouco verdadeira, hoje em dia falo só daquilo que eu sinto, daquilo que eu vejo que as outras pessoas à minha volta sentem, por isso é música 100% verdade.

O que é que pensas sobre o hip-hop de hoje em dia?

Se estivermos a falar do português, acho que está a ir num bom caminho, sempre obviamente com aqueles atrasos normais de tudo no país, por ser um país mais pequeno e estar no sítio onde está. Mas acho que nós temos música muito boa, de muita qualidade, não só no hip-hop como também nos outros estilos, por isso acho que está a ir, sem dúvida, no caminho certo. Está a acontecer agora em Portugal o que já aconteceu noutros países há mais tempo, mas acho que sem dúvida este ano vai ser – se não for já – a música mais ouvida.

Que projetos tens para o futuro?

Tenho para um futuro muito próximo, o novo álbum, que está quase feito. Neste momento, quando não estou a fazer concertos estou no estúdio, por isso está mesmo quase feito, deve sair lá para outubro. Esse é o projeto assim mais próximo.

Gostaste de atuar aqui? Voltarias?

Sim, sem dúvida, gostámos muito. Até estávamos a conversar aqui no backstage com o resto da banda e todos disseram que foi uma grande energia. Toda a gente se divertiu, ainda por cima fiz anos aqui e por isso este aqui vai ficar na memória, sem dúvida.

 

Por Joana Veríssimo e Cátia Barbosa