Dão o corpo às balas, mas ainda têm tempo para si!

Há algumas semanas, um grupo de voluntários da região gandaresa uniu-se em torno da ideia nascida por parte de Diana Palhavã, amiga de João Pedro Martins, o administrador da página Info Concelho de Mira que, de imediato arregaçou mangas e começou os contatos necessários para juntar “pessoas muito bem intencionadas, todas da área da saúde e dispostas a esclarecer as dúvidas da população sobre a pandemia”.

Adriana Nunes, Adriana Santos, Alexandre Azeiteiro, Bárbara Costa, Beatriz Leigo, Carolina Anjo, Carolina Viegas, Daniel Calvão, Emanuel Inácio, Filipe Perdigão, Inês Prior, Inês Ribeiro, Inês Rua, Joana Lecoq, Joana Balseiro, João Cruz, João Marques, José Águeda, Mafalda João, Mafalda Damas, Mariana Valério, Maria Miranda, Marta Frada, Rita Ferreira, Rita Facão, Rute Batista, Sara Páscoa e Viviana Barreira assumiram a missão de ajudar a, “de certa forma, aliviar a linha Saúde 24” como disse João Pedro Martins à reportagem do Jornal Mira Online.

Aquilo que nasceu de uma preocupação social de dois amigos, transformou-se rapidamente numa página muito bem acolhida pela sociedade local. Prova disso, são as 800 pessoas que estão já a seguir a página. Página esta, que, neste momento, segundo o seu administrador “está a trabalhar de forma pedagógica, transmitindo informações divulgadas pela DGS – Direção Geral da Saúde – e outras entidades oficiais para que todos se mantenham alerta e atualizados”.

Estes homens e mulheres são médicos, enfermeiros, psicólogos, técnicos de saúde que, no meio de toda esta situação pandémica, encontram tempo para responder às questões colocadas por quem tem dúvidas – e são muitas – sobre como cada um deve proceder perante a sua situação específica. Fazem-no por vontade própria e atuam de forma profissional, dando indicações e aconselhamentos, chegando mesmo a fazer pontes com as linhas do Centro de Saúde de Mira e do Município no sentido de, no mais breve tempo possível, tudo possa ser tratado. Este projeto já reencaminhou uma situação para a linha de apoio, demonstrando que está operacionalmente preparado para outras eventuais situações que devam ser reportadas às autoridades de saúde e do Município.

Este é mais um dos, seguramente muitos, exemplos de como a sociedade vai enfrentando uma situação que é por demais preocupante. Muitas pessoas estão, neste exato momento, movendo-se contra a o esquecimento de que cada um faz parte do todo. Em Mira, Vagos, Cantanhede, Cartaxo, Chaves ou seja por onde for, estas pessoas estão a fazer a diferença com o único intuito de dar o melhor de si, sem pensar no que terá de dividendos, que não seja a felicidade de ajudar o próximo, mesmo que não possa estar exatamente ao seu lado…
Um grande Bem-haja para todas elas!
Francisco Ferra / Jornal Mira Online