Coronavírus já fez 908 mortos e pico da epidemia está para chegar

Num só dia morreram 93 pessoas e, no total, o coronavírus já provocou a morte a 908. Mais de 40 mil estão infetadas e pico da epidemia ainda não chegou.

Os números foram revelados na última noite pela Comissão Nacional de Saúde da China.

Na Europa, este domingo, foram confirmados mais dois casos de infeção pelo coronavírus, um no Reino Unido e outro em Espanha.

Em Singapura, há registo de mais sete pessoas infetadas.

Por enquanto, em Portugal, não há suspeitos.

Alertas da Organização Mundial de Saúde:

A Organização Mundial da Saúde teme que os doentes com coronavírus quconhecem fora da China possam ser apenas a “ponta do icebergue”.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, escreveu na rede social Twitter que a perceção que tem é que a transmissão fora da China está mais lenta.

A OMS vai reunir esta semana na sua sede, em Genebra (Suíça), com cerca de 400 especialistas mundiais que possam ajudar na luta contra a doença.

No entanto, tudo pode mudar e os contágios acelerarem a qualquer momento, havendo algum perigo de que estejam em curso transmissões da doença entre pessoas que não estiveram na China.

Tedros Adhanom Ghebreyesus avisa que todos os países devem aproveitar esta “janela de tempo” para se prepararem para a possível chegada do coronavírus dentro das suas fronteiras.

Em paralelo a Organização Mundial da Saúde volta a fazer o apelo para que todos os países partilhem, “em tempo real”, aquilo que sabem sobre o coronavírus.

Os cientistas dizem que as próximas duas semanas serão cruciais para perceber como evolui o surto de coronavírus.

Baseadas em modelos matemáticos, as previsões dos cientistas apontam para um pico da doença entre meados e o final do mês.

Antena 1
%d bloggers like this: