Concurso da Comissão Europeia estimula cultura empreendedora

A Comissão Europeia em Portugal organizou, na quinta-feira, no Instituto Pedro Nunes, em Coimbra, uma seedcamp, sessão de esclarecimento sobre o concurso concurso “Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam” para promoção de uma cultura empreendedora.

Na ocasião, Susana Ferreira, técnica da CIM RC, apresentou o Centro de Informação Europe Direct Região de Coimbra, que constitui-se como um serviço de receção de documentação e um serviço de respostas a questões sobre a União Europeia, tendo Jorge Pimenta, do Instituto Pedro Nunes, abordado as áreas de acção da instituição. Por seu turno, José Damião, da Representação Portuguesa da Comissão Europeia, explicou os objetivos do concurso e a metodologia das candidaturas.

O concurso “Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam” da Comissão Europeia premeia ideias inovadoras que promovam a democracia digital. O prémio, no valor de 6 mil euros, contempla projetos de base tecnológica e digital em áreas como a indústria 4.0 e ecommerce, cibersegurança e economia de dados europeia, cidades inteligentes e tecnologias de rede, saúde e bem-estar, agricultura inteligente e economia circular, media e cultura digital, sociedade digital e sustentabilidade e a inteligência artificial.

Há ainda o prémio especial “Democracia Digital”, no valor de 4.000 euros, que visa destacar projetos de base tecnológica e digital que promovam a capacitação cívica e a participação ativa dos cidadãos na vida democrática.

Durante o período de candidatura, de 6 a 22 de Março, serão realizadas seedcamps em sessões compostas por uma parte de esclarecimentos sobre a preparação das candidaturas e por uma parte de formação e mentoria na conceção do modelo de negócio.

Terminado o prazo de candidaturas, 25 de Março, serão selecionados 12 projetos finalistas que terão acesso a várias ações de formação, nomeadamente ao Bootcamp.