COMUNICADO – Mercado de Natal de Coimbra

“A exemplo das grandes cidades europeias, onde os tradicionais mercados de natal de rua são tradições instituídas, foi intenção da União das Freguesias de Coimbra levar a efeito um Mercado de Natal de rua que dignificasse Coimbra e servisse de exemplo para outras cidades.

A escolha do local, Terreiro da Erva, tinha dois objectivos fundamentais:

Contribuir para a dignificação de um espaço que precisa, acima de tudo, de vida e de movimento, fomentando, ao mesmo tempo, o retorno da população de Coimbra a este espaço e ainda promover a actividade económica dos empresários estabelecidos na freguesia.

Em tempo útil, a União das Freguesias conseguiu juntar à volta desta ideia, um conjunto de empreendedores e de patrocinadores que iriam permitir a realização com sucesso do Mercado de Natal.

Para a realização do mesmo apenas precisávamos da concordância da Câmara Municipal de Coimbra e que esta nos facultasse um ponto de água e de luz. Ainda o anterior executivo da UFC estava em funções quando esse pedido foi feito por escrito, a pedido do actual, em 27 de Outubro, para as datas de 4 de Dezembro a 27 de Dezembro.

Desde então, e apesar dos vários contactos telefónicos posteriores, nunca a União das Freguesias conseguiu obter resposta por parte da Câmara Municipal de Coimbra. Por isso, por não estarem reunidas as condições necessárias e com muita pena nossa, o Mercado de Natal de Coimbra não se irá realizar em 2017.

A todos os envolvidos neste projecto, a União de Freguesias pede desculpa por não ter tido a capacidade de explicar à Câmara Municipal de Coimbra a importância que este evento poderia ter na Cidade e em particular na Baixa de Coimbra.

A União das Freguesias vai, desde já, começar a trabalhar para que o Mercado de Natal de Rua de Coimbra seja uma realidade, e um sucesso, em 2018 e que o mesmo aconteça em estreita colaboração com a Câmara Municipal de Coimbra.

Prometemos continuar a apresentar novas ideias, outras actividades de modo a dar mais vida à nossa freguesia”.