Comunicado da Câmara de Mira sobre o abastecimento de água no Concelho

“Nos últimos dias tem-se verificado algumas perturbações no sistema de abastecimento de água do Município.

Como é do conhecimento público, o sistema de abastecimento de água apresenta, há já muito tempo, algumas anomalias sobretudo nos níveis de ferro e manganês apresentados que, apesar do seu aspeto, não são prejudiciais à saúde humana.

Face a esta realidade o executivo municipal tem vindo a desenvolver estratégias e projetos para resolver esta situação. Porque os investimentos são avultados, promoveu-se a agregação com os municípios de Soure e Montemor de modo a poder candidatar projetos a fundos comunitários. E neste momento encontram-se já submetidas candidaturas para a construção de uma Estação de Captação e Tratamento de Água na Lagoa com capacidade para abastecer em quantidade e qualidade todo o concelho

Assim, enquanto não se concretiza a construção da nova Estação da Lagoa, o executivo municipal pôs em marcha um plano de trabalhos que vai resolver temporariamente e de forma rápida este problema. A solução passa pela execução de mais dois furos da Lagoa que serão depois integrados na nova estação e instalação de filtros de remoção do ferro e do manganês; e recurso ao abastecimento de água a partir da INOVA e da ADRA nas aldeias situadas nas franjas do concelho com os concelhos de Vagos e Cantanhede, libertando assim a água captada na Lagoa para o resto do concelho.

A execução das obras e a alteração dos equipamentos para permitir estas ligações estão a introduzir perturbações originando o desprendimento do ferro e manganês, há muitos anos depositados nas condutas, e turbando fortemente a água.

Durante o mês de junho esperamos ultrapassar estas situações com que nos temos deparado, pedindo a todos a compreensão pelos eventuais transtornos causados”.