Chefs de Mira na I Gala Gastronómica das Estrelas da Bairrada

A noite prometia ser de chuva de estrelas e foi das suas mãos que nasceram as iguarias que cintilaram no prato e no palato da centena de convidados e participantes da I Gala Gastronómica das Estrelas da Bairrada.

Fernando Heleno, Nuno Porfírio, Paulo Paiva, António Lagoa e Tito Ferreira foram os cinco Chefs responsáveis pelo sucesso deste evento promovido pelo Hotel Paraíso, o primeiro de um ciclo de quatro, já com datas marcadas em 2018. A acompanhar os deliciosos pratos, estiveram cinco espumantes de grande qualidade, de produtores e/ou enólogos ligados ao concelho de Oliveira do Bairro.

O Chef Fernando Heleno, natural de Portomar, Mira, com um vasto e conceituado currículo, foi a primeira estrela a desfilar nesta noite de sabores. O Chef, que atualmente colabora como formador com várias empresas de formação, escolas profissionais e o Turismo de Portugal (e que foi formador de todos os Chefs convidados, à exceção de Tito Ferreira), abriu o apetite aos comensais com uma Sopa de peixe com aroma de coentros, que harmonizou com o espumante Hibernus Premier Vintage 2015 Branco, de Carvalheira Winecreators. Um pontapé de saída perfeito para o Chef que acumula, atualmente, a função de Chefe de Cozinha do Sport Lisboa e Benfica SAD.

Depois da sopa, veio a entrada, concebida pelo Chef Nuno Porfírio, também ele formador, cuja cozinha assenta na base da gastronomia portuguesa, onde gosta de adicionar apontamentos, conceitos e técnicas diferentes. E que bem resultou desta vez, com um arroz de cabidela surpreendente. Acompanhou a entrada o espumante Quinta do Rifas Rosé, de Paula Gala.

Com uma personalidade vibrante, o Chef Paulo Paiva é um acérrimo defensor da cozinha tradicional portuguesa, ajustada a paladares contemporâneas. Coube-lhe apresentar o prato de peixe, tendo escolhido o bacalhau e derivados, numa apresentação onde os olhos também comeram. Harmonizou com espumante Montanha Grande Cuvée Chardonay & Arinto 2010 Branco, das Caves Montanha.

Foi ao Chef António Lagoa que coube idealizar o prato de carne. Atualmente formador na Escola Profissional Vasconcelos Lebre, António Lagoa confecionou Bochecha de porco com uvas e esparregado de grelos, parto que foi acompanhado pelo espumante QMF 2013 tinto, da Quinta da Mata Fidalga.

A sobremesa foi uma verdadeira “Inovação da Bairrada”, concebida pelo Chef Tito Ferreira. Formador em escolas, institutos, centro de formação e empresas, Tito Ferreira escolheu os sabores da região, apresentando uma “flor” em massa filo com gelado de espumante e um apontamento protagonizado pela mais recente inovação da Kiwicoop, o kiwi rosado, disputando atenções com um macaron recheado com doce de kiwi. Simplesmente delicioso. Acompanhou com o espumante CUM JUBILO 2015 branco, do Eng. Dias Cardoso.

Entre um prato e outro, ouviu-se boa música, com Marisa Silva na voz e Tiago Gala no saxofone.

dav

Elogios e notas finais

Jorge Sampaio, presidente da Rota da Bairrada, elogiou a iniciativa, dizendo que é com eventos deste género que “a nossa Bairrada vive e vai crescendo ao longo do tempo”, deixando uma palavra especial a António Dias Cardoso, “a quem nós [região] devemos muito”. “Temos aqui cinco dos nossos melhores produtores e temos grandes Chefs, portanto, temos a excelência da Bairrada neste evento”, rematou.

O presidente da Câmara, Duarte Novo, considerou ser “de extrema importância, em particular para o concelho de Oliveira do Bairro, ter iniciativas como esta, que promovem o que de bom temos”.

Gustavo Maia, organizador desta I Gala, deixou no final uma palavra de agradecimento a Julieta Aparício (concebeu as jalecas dos Chefs que devem, em todas as galas, ter as oito cores dos municípios da Bairrada), à Porcel (oferta das lembranças), ao Grupo Marques Associados, aods fotógrafos Adriano Felipe e Miguel Rolo e naturalmente, aos protagonistas desta Gala, Chefs e produtores/caves, deixando um convite para a 2.ª Gala, que terá lugar no dia 10 de fevereiro de 2018.

Oriana Pataco/Jornal da Bairrada (A quem o Jornal Mira Online agradece a gentileza da cedência deste texto)