Cerca de 500 idosos participaram em Arraial Popular promovido pelo Município de Cantanhede

Cerca de 500 idosos integrados nas respostas sociais das IPSS do concelho de Cantanhede participaram no Arraial Popular – Santos em Festa promovido pela Câmara Municipal.  O evento decorreu no Pavilhão Marialvas, sob coordenação do Serviço Municipal de Acão Social, que contaram para o efeito com a colaboração das técnicas e funcionárias das entidades envolvidas. A animação musical esteve a cargo da Philarmonia – Associação Arte e Cultura do Concelho de Cantanhede que criou o ambiente propício para as danças dos participantes, ao som dos velhos tempos da sua mocidade.

Além do arraial, outra atividade que registou bastante adesão foi a apresentação das criativas quadras populares elaborados pelos idosos das IPSS. No final, o lanche partilhado ficou marcado por uma animação surpresa, quando irromperam em desfile pelo Pavilhão “Os Marialvas” os grupos de marchas populares do Centro Social e Comunitário da Varziela, da Associação Social Cultural e Recreativa da Camarneira e do Projeto de Intervenção Comunitária Contrato Local de Desenvolvimento Social Cantanhede 4G.

Para a Vereadora do Pelouro da Solidariedade e Ação Social, Célia Simões “o balanço do evento foi extremamente positivo, pois serviu para quebrar rotinas e reverteu num excelente intercâmbio entre pessoas que vivem realidades semelhantes e que valorizam muito estas oportunidades de convívio”. A autarca considera “muito gratificante o entusiasmo vivido no arraial a propósito dos santos populares, uma experiência que vamos repetir, porque deste modo estamos efetivamente a combater o isolamento social e a promover o bem-estar da população”. Célia Simões destaca ainda “a forte motivação da vasta equipa envolvida na organização, uma equipa constituída por técnicas da Câmara Municipal e das instituições de solidariedade social intervenientes. O espírito de parceria funcionou em pleno e nós vamos mantê-lo em futuras edições”, sublinhou.

O Arraial Popular – Santos em Festa foi programado no âmbito de uma reunião do Conselho Local de Ação Social de Cantanhede, na sequência dos encontros e partilhas de saberes entre as entidades de solidariedade social. Além do Município de Cantanhede, na organização estiveram envolvidas 21 entidades, designadamente as IPSS do concelho com valências para idosos, e as beneficiárias do Contrato Local de Desenvolvimento Social CLDS 4G, através do projeto CLDS Cantanhede 4G – Intervir, Integrar e Incluir. Este é um projeto de desenvolvimento comunitário, cuja entidade coordenadora da parceria é a AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego. O CLDS Cantanhede 4G visa, sobretudo, intervir junto do tecido populacional em situação de vulnerabilidade social, com especial enfase na população idosa, com vista a minorar as situações de isolamento e/ou solidão, promover a aproximação aos serviços e potenciar a satisfação/diminuição das necessidades fundamentais dos destinatários diretos abrangidos.