CDS quer saber se há ou não capacidade para por a funcionar centro de testes Covid-19 em Coimbra

A deputada do CDS Ana Rita Bessa questionou ontem a ministra da Saúde com o intuito de perceber quando abre o centro de testes Covid-19 em Coimbra, e se há ou não capacidade para o fazer.

No conjunto de questões endereçadas à tutela, Ana Rita Bessa quer saber porque é que, estando pronto desde dia 23 de Março, não está ainda a funcionar o centro de testes Covid-19 em Coimbra. Se é por falta de meios técnicos, e quais, se é por falta de meios de proteção individual, quais e em que quantidade, ou se é por falta de recursos humanos, quantos e em que áreas.

Não sendo estas as causas para o atraso no início do funcionamento deste posto, Ana Rita Bessa questiona qual é então o motivo, se há, ou não, capacidade para por o centro a funcionar e quando abrirá o centro de testes Covid-19 em Coimbra.

Com o título «Centro de testes Covid-19 continua por abrir portas Coimbra», o Diário de Coimbra dá nota de que «ainda não tem data marcada a abertura do centro de testes ao Covid-19, em Coimbra, prometida há algumas semanas» e «milhares de testes ficaram assim por fazer».

Refere a notícia em causa que «numa altura em que por todo o país, são diversos os locais para que o maior número de pessoas se possa submeter aos testes, a região de Coimbra continua à espera que o prometido centro, uma parceria entre a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), a Universidade de Coimbra (UC) (através das Faculdades de Medicina e de Farmácia) e a Câmara Municipal de Coimbra (CMC), entre em funcionamento».

Ainda de acordo com a publicação, o Presidente da CMC «admite estar preocupado» uma vez que, assume, os testes «já fizeram falta».

A data de abertura do centro tem sido sucessivamente adiada, sendo que a resposta aos apelos do autarca tem sido, da parte da UC, que será em breve, e da parte da ARSC não tem, sequer, sido «dada resposta às várias tentativas de contacto».

O centro de testes Covid-19 montado no Parque Verde, na margem esquerda do Mondego, num espaço cedido pela CMC, e que está pronto desde 23 de Março, terá, alegadamente, capacidade para realizar cerca de 500 testes por dia.

Nas últimas semanas foram várias as notícias que deram conta, ao longo de todo o país, sobre a montagem de postos para testes do Covid-19 a nível municipal, montagem essa feita pelas autarquias em colaboração e/ou a pedido das respetivas Administrações Regionais de Saúde (ARS).

Lusa