Caretos da Lagoa: Uma história, dentre muitas que temos por contar!

24.2.2023 –

José Moreira e D. Maria da Glória, sobrinho e esposa do saudoso Alírio Laranjeiro falam sobre o “regresso da tradição de ser Careto”

Corria o ano de 1989. Nessa altura, Alírio Laranjeiro tomou para si a incumbência de reativar as saídas dos Caretos da Lagoa, entretanto interrompidas, há três anos.

Um grupo de meninos partiu, com ele, para o caminho da Tocha, durante dois fins de semana seguidos… Para quê?

Para conhecerem a dureza de andar por horas e horas a incorporar a personagem de um Careto!

Desde então, atividade renascida, nunca mais faltaram os Caretos da Lagoa pelos caminhos do Concelho de Mira, nas atividades e datas festivas como o Carnaval.

Eles saem às ruas e fazem malandrices de toda ordem – sempre com respeito – às meninas e senhoras que vão encontrando pelo caminho.

Vê-los a atuar é divertido – é isso que os move… divertirem-se e criarem sorrisos nas pessoas – mas, ao ouvir um importante elemento dos Caretos atuais e uma senhora muito simpática que relembra com graça as noites que não dormia, por conta da azáfama deles a prepararem a próxima saída, é ainda mais delicioso!

Comece, através deste primeiro vídeo, a conhecer um pouco das muitas tradições gandaresas de muitos anos volvidos que, pretendemos através deste meio, divulgar e deixar para memória futura.

Há muitas Donas Marias e Senhores Alírios para conhecer: com eles, todos passarão a entender o modo de vida que os construtores e intérpretes dessa cultura, ajudaram a cimentar no dia a dia das suas populações…

Esperamos que tenham gostado.

Partilhem este e outros vídeos que gostem do nosso canal.

Subscrevam o canal se ainda não subscreveram!

Fiquem bem, obrigada por estarem desse lado e até breve!!

Visitem o site miraonline.pt para mais notícias.