Cantanhede vai celebrar o 25 de Abril de forma virtual

Por conta de uma Pandemia que a todos apanhou de surpresa, os tempos são de adaptações. Por isso, o município de Cantanhede irá homenagear o Dia da Liberdade… à distância de um clique

Estão no Programa Oficial de 2020, “o hastear das bandeiras na sede do Concelho e nas diversas Freguesias”, “a deposição de coroa de flores junto do busto de Jaime Cortesão, escritor, intelectual e político natural de Ançã, uma referência da luta pela liberdade, momento que não terá participação pública”, para além “vários momentos musicais” e as “intervenções de todas as forças políticas com representação na Assembleia Municipal, do Presidente da Assembleia e da Presidente da Câmara Municipal”.

As diversas mensagens são gravadas e publicadas em plataformas online utilizadas pelo município, como o seu site e as redes sociais, Facebook e YouTube.

Mas, o programa não ficará por aqui! Ele contempla, ainda a “iniciativa que já é um movimento a nível nacional: Aceite o desafio! que apela à participação em casa, mais concretamente em vir cantar à janela a canção Grândola Vila Morena”, para além de desafiar “à criatividade das crianças e jovens com a iniciativa Desenhar a Liberdade…, que apela ao envio fotografias de trabalhos, nomeadamente de desenhos, maquetes, trabalhos manuais, ou outros, sempre alusivos ao 25 de Abril. As imagens destes trabalhos devem ser enviados para o email [email protected] e serão posteriormente publicadas num álbum criado para o efeito na página da Câmara de Cantanhede, na rede social Facebook. É importante salientar que “as fotografias devem vir acompanhadas do nome e idade dos pequenos artistas. Caso os pais ou encarregados de educação não pretendam a identificação, podem também dar largas à imaginação e enviar um pseudónimo que só os fãs do artista reconhecerão. Esta iniciativa constitui uma oportunidade para privilegiar a relação pais/filhos na celebração da liberdade e comemoração deste feriado, ocasião esta, para criar nos filhos a consciência da importância da Liberdade, dos direitos humanos e individuais, assim como dos deveres”.

“CANTANHEDE CONVIDA a RECORDAR” é a última das intervenções evocativas ao dia da liberdade. Nela estarão “algumas memórias das atuações da Associação de Músicos do concelho de Cantanhede e do CANTEMUS em celebrações anteriores, no site e na página de Facebook do Município de Cantanhede, numa clara afirmação de como a música e a poesia têm a capacidade de criar esperança e força nos momentos difíceis decisivos, aliás como estes tempos que vivemos”.

COMEMORAÇÕES DO 46.º ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL NO CONCELHO DE CANTANHEDE

 

Hastear das Bandeiras na sede do concelho e nas freguesias.

 Ançã – Praça Dr. Jaime Cortesão (sem participação pública)

Deposição de Coroa de flores junto do busto de Jaime Cortesão, escritor, intelectual e político natural de Ançã.

MOMENTO EVOCATIVO – Plataformas digitais – num formato inédito

Intervenções de todas as forças políticas com representação na Assembleia Municipal, do Presidente da Assembleia e da Presidente da Câmara Municipal

Gravação de mensagem publicada nos espaços online do Município de Cantanhede: site, redes sociais – Facebook e YouTube.

15:00 horas – Em sua casa: Aceite o desafio! Participe no que já é um movimento a nível nacional – cantar à janela a canção Grândola Vila Morena.

Desenhar a Liberdade

CANTANHEDE CONVIDA a RECORDAR