Cantanhede tem uma nova imagem…

A Câmara de Cantanhede dá a conhecer a sua nova “face”: o seu novo Logótipo.

Afirmando ter “desafiado” o seu gabinete de comunicação para a criação de uma nova imagem que demonstrasse as características únicas, verdadeiramente distintivas e identitárias do concelho” 

Segundo a própria Câmara, “o desafio foi amplamente superado com a criação desta nova imagem, que tem por elementos base a inovação, competência, credibilidade, sustentabilidade, dinâmica e jovialidade, com que se pretende criar uma célere identificação do Município de Cantanhede, quer a nível nacional, quer a nível internacional”.

“Assim”, continua, “durante o mês de maio, a equipa da autarquia trabalhou com afinco e apresentou as suas propostas, tendo os sete elementos que compõem o executivo liderado por Helena Teodósio escolhido, por unanimidade”, o Logótipo “que agora se apresenta oficialmente ao público”.

“Pensamos ter encontrado a melhor solução para apresentarmos o nosso Município, com a certeza de que o trabalho desenvolvido pela equipa de comunicação da Câmara Municipal reflete as ideias de um executivo virado para a modernidade e para um futuro cada vez melhor no nosso concelho”, afirmou Helena Teodósio, na reunião de Câmara do dia 2 de Junho, momento escolhido para apresentar a versão final da obra.

Na elaboração dos estudos para a concretização, “a equipa não ficou alheia às características naturais e de valor singular, que fazem desta região um local aprazível para visitar e ideal para fixar residência. De destacar, a aposta dos sucessivos executivos municipais na intensificação das boas práticas ambientais, quer através de investimentos realizados em infraestruturas e equipamentos, quer na sensibilização e mobilização dos diferentes sectores da população para a adoção de comportamentos norteados para a valorização e preservação do ambiente.

A este nível será importante destacar a atribuição da Bandeira Azul à Praia da Tocha, pelo 30.º ano consecutivo, símbolo que comprova a qualidade balnear, nomeadamente na reconhecida qualidade da água e boas práticas ambientais, assim como a Bandeira Praia Dourada à Praia do Palheirão.

Também fruto do êxito de políticas assertivas no domínio ecológico, nomeadamente, no que diz respeito à qualidade do meio ambiente e na educação para a sustentabilidade, o município tem conquistado sucessivamente a Bandeira ECO XXI, de há 13 anos a esta parte. 

Será importante realçar ainda, que a edilidade cantanhedense mantém o brasão da cidade em cerimónias e atos solenes”, confirma o comunicado enviado à redação do Jornal Mira Online.

PERCURSO GRÁFICO

“O percurso que levou ao resultado final passou por vários estudos focados essencialmente nas temáticas água do mar, representada pela gota descendente, água da nascente (potável), representada pela gota ascendente e o sol.

Ainda dentro da mesma temática, houve preocupação em introduzir um terceiro elemento – a terra, representado na base da “onda” a verde.

Num segundo momento, a equipa optou pela representação da Onda a azul; o sol a amarelo; o terreno “lavrado”, a linhas horizontais a preto; e água de nascente, representada pela gota que nasce da terra e na cor verde simbolizando água pura no seu estado natural.

A etapa seguinte consistiu em passar os esboços para o digital e dar continuidade ao processo de desenvolvimento gráfico da mensagem que se pretende que o logótipo transmita.

Chegados aqui, o grupo constatou que se tinha alcançado o resultado que se pretendia, no entanto, esta solução não cumpria grande parte dos requisitos que devemos identificar num logótipo.

Reconhecendo nesta solução uma linguagem objetiva, bem percetível da mensagem e com dinamismo, ainda estava longe de ser um logótipo voltado para o futuro e com a simplicidade gráfica que lhe permitisse facilmente ser adotada a vários suportes de divulgação”.

ETAPA FINAL

“Importa esclarecer que um logótipo não a marca, é sim representação visual do nome da marca. Temos assim duas funções essenciais do logótipo:

– Neste ponto do percurso, a equipa procurou simplicar a mancha gráfica que caracteriza a onda. Seguindo esta premissa, foi reduzido os elementos ao mínimo essencial procurando a simplificação gráfica e tonal tornando-o menos ruidoso graficamente e, consequentemente, mais duradouro e multifacetado.

– A solução obtida resultou da simplificação da onda agora representada pelo conjunto do traçado azul, do suprimento da ilustração do sol e da gota ascendente. Esta proposta representa um salto significativo na procura de um logótipo que transmita os elementos estratégicos da marca Cantanhede”: Inovação; Competência; Credibilidade; Sustentabilidade; Dinâmica; Jovialidade.

“Com este resultado, é possível identificar os referidos valores na presente solução e o Município de Cantanhede acredita que a proposta transmite uma mensagem indiscutível de modernidade e elegância.

A autarquia reconhece que este logótipo contém a essência do sentimento generalizado da população que reside no concelho ou que o visita, como um município moderno, carismático, limpo, cristalino, autêntico, que cuida do seu património natural e transmite esse conceito e compromisso às gerações futuras”, encerra o comunicado.