CANTANHEDE: Exploração de caulino leva deputados do PS a questionarem ministro

Comunicado do Partido Socialista de Coimbra

“Os deputados do Partido Socialista de Coimbra questionam o Ministro do Ambiente e da Ação Climática sobre o impacto negativo que a exploração de caulino no Concelho de Cantanhede terá do ponto de vista ambiental, social, na saúde pública, segurança e cultural das populações que vivem nesta área.  

Os deputados do Partido Socialista e eleitos pelo círculo de Coimbra – Cristina de Jesus (candidata à Câmara Municipal de Cantanhede), Pedro Coimbra, Tiago Martins, João Gouveia e Raquel Ferreira questionaram o Ministro do Ambiente e Ação Climática acerca do impacto negativo que a exploração de caulino terá no Concelho de Cantanhede.

Esta ação foi motivada pelo fato da empresa Silver Sand – Areias e Argilas, Lda ter requerido a atribuição de direitos de prospeção e pesquisa de depósitos minerais de caulino, numa área denominada «Loureira», que se localiza entre os lugares de São Caetano, Corgo Covo, Pisão, Criação e Olhos da Fervença, no Concelho de Cantanhede.

Importa destacar que o Município de Cantanhede aprovou um parecer desfavorável para a exploração de caulinos nesta zona. A mesma posição foi deliberada por unanimidade em reunião de Assembleia Municipal realizada em 19 de abril de 2021.

Neste âmbito, é também importante destacar que é uma luta que já ocorre desde 2013 e que a exploração de caulinos terá um impacto muito negativo do ponto de vista ambiental, social, cultural e de segurança das populações que vivem nesta área do concelho de Cantanhede

Acresce ainda salientar que a nascente dos Olhos da Fervença se localiza na área visada. Trata-se de um recurso de extrema importância porque é aí que a totalidade da população de Cantanhede e alguns municípios vizinhos se abastecem de água.”