Cantanhede e toda a Bairrada à espera de um brinde!

No último dia deste mês, Cantanhede e toda a Bairrada estarão em suspenso. Neste dia será eleita a Cidade Europeia do vinho – 2018, à qual se candidatou a cidade marialvina.

Águeda, Anadia, Aveiro, Cantanhede, Mealhada, Oliveira do Bairro e Vagos uniram-se na aposta de trazer para a região, este grandioso galardão.

Helena Teodósio, a Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede e outras importantes personalidades da área vitivinícola ou do turismo, deram a conhecer esta vontade e este querer de trazer para aquelas terras, um público que aprecie os vinhos e as vinhas, que se interesse pelas belezas naturais e pelos povos que compõem a região. Um público que seja seduzido pela distinção que lutam por alcançar.

Esta candidatura pretendente “reforçar o papel do vinho e da vinha enquanto símbolo da identidade da Bairrada, para além de homenagear as sucessivas gerações de produtores que contribuíram para impor a qualidade dos vinhos Bairradinos”, disse a autarca, dentre outros aspectos salientados.

Está intrínseco nesta candidatura, atrair as pessoas “conjugando os vinhos com a rica gastronomia da região, com o conhecimento das vinhas, das adegas, das caves, da hotelaria, das termas, das nossas praias, sejam elas de mar ou fluviais… há também a natureza, a biodiversidade, o património e as tradições que não podem nem devem ser descuradas”.

Com 72 eventos programados ao longo do próximo ano e a expectativa de ultrapassar a barreira de 1.000.000 de visitantes, a Bairrada utilizará também este argumento em Bruxelas, dentro de alguns dias. É que, por toda a região, podemos destacar a Expofacic e a Expobairrada, mas há muito mais! As Festas de Vagos, o Dia Europeu do Enoturismo, também são parte integrante desta larga oferta turística que há para oferecer no próximo ano...

Sendo “as castas da Bairrada, um fator diferenciador dentre outras regiões”, este também pode ser um ponto positivo numa candidatura que se quer vencedora e que pretende mostrar que “há muita matéria-prima nesta região, para além do sol e da praia”.

Agora é aguardar. Uns mais serenamente que outros, estarão a espera que venha algum fumo branco de Bruxelas. Se realmente a vitória for alcançada, será uma excelente notícia para toda a Bairrada e para toda a Região Centro, por inerência!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Mira online