Campeonato Nacional de Juvenis: O Elvas 1 x 2 Naval 1893

Vitória sofrida mas merecida dos Navalistas ao cair do pano.

A Naval fez a sua deslocação mais longa nesta primeira fase do campeonato nacional de juvenis ao campo dos Elvenses e conseguiu “arrancar” três pontos muito valiosos que os permitem manter as aspirações de apuramento para a segunda fase.

O jogo começou com o Elvas – CAD a apresentar uma equipa muito bem organizada e estruturada que causou durante toda a primeira parte alguma dificuldade aos Navalistas em conseguir conquistar a posse de bola de forma a que pudessem por em prática o seu jogo mais ofensivo. Apesar disso a Naval ia pegando de surpresa a defensiva Elvense logo aos 2 minutos por José Bento que de cabeça não conseguiu dar a melhor direcção ao livre marcado pelo lado direito por Pedro Caldeira. O Elvas retinha a bola e tentava subir no terreno, mas sempre sem grande perigo, até que numa circulação defensiva entre os Navalistas á entrada da grande área Lucas Rocha intercetou a bola num dos passes, isolou-se e colocou a bola na baliza Navalista inaugurando o marcador para os da casa. Devido á boa distribuição dos homens de Elvas no terreno, os Navalistas continuaram a primeira parte a correr atrás do prejuízo mas sem grande perigo ofensivo de ambas as equipas.

Com o intervalo Carlos Afonso mexeu na equipa fazendo entrar Afonso Caleia e ajustou o sistema de jogo, o que teve como consequência um “subir no terreno” evidente dos Figueirenses, que logo aos 45´e 48´Pedro Caldeira primeiro e Bernardo Matos depois ficassem muito perto do objetivo Navalista com remates fortes de fora da área a rasar a trave.

Aos 59´veio um dos pontos altos do jogo dos visitantes, Afonso Caleia pela direita consegue driblar entre 2 Elvenses em velocidade, vê Bernardo Matos na desmarcação e com régua e esquadro coloca na cabeça deste, que perante a oposição do guarda redes coloca a bola no ângulo exato para a entrada na baliza Elvense, estava conquistado o merecido empate para os Figueirenses, que se galvanizaram com esta jogada e golo de belo efeito.

Os Elvenses só em jogadas de bola parada se aproximavam com perigo da baliza defendida por Henrique Fernades que aos 63´desviou com sucesso a punhos por cima da barra um livre bem executado e com muita força por Luís Pereira. Os Navalistas nesta fase do jogo estavam mais “fortes” que os Elvenses e com a entrada de Guilherme Preces aos 64´o pendente ofensivo ainda ficou mais reforçado e é dos pés deste que numa incursão pela área Elvense aos 78´que após tirar 2 adversários da frente de forma magistral, foi parado em falta claríssima á entrada da pequena área pelo guarda redes adversário, grande penalidade prontamente assinalada pelo juiz da partida e respetivo cartão amarelo para João Roque. A grande penalidade foi apontada com muita calma evidente por Afonso Caleia que perante o tempo de jogo e os protestos do publico Elvense demonstrou nervos de aço. Até ao final os Elvenses ainda “atiraram” á baliza Navalista mas a equipa estava confiante nesta difícil conquista, defesas, médios e Henrique Fernandes mostravam tranquilidade e segurança impedindo de forma efetiva a alteração do resultado até ao final.

Três pontos muito importantes para os Figueirense conquistados num terreno complicado em que a organização dos homens comandados por Marcial Machado vai provocar certamente no futuro desta fase mais “estragos” ás equipas visitantes.

 Texto: Paulo Fernandes, a quem o Jornal Mira Online agradece a disponibilidade

Campeonato Nacional de Juniores B (SUB-17) 1ª Fase Série C

7ª Jornada

Resultado Final:  O Elvas – CAD 1 x 2  Associação Naval 1893

 

O Elvas – CAD Associação Naval 1893
João Roque

Samuel Lopes

Sandro Silveira

Tiago Martins

Ruben Correia

Tomás Lopes

Samuel Tarouco

António Magro (11´)

Lucas Rocha (71´)

Luís Pereira (Capitão)

Pedro Fernandes

Henrique Fernandes

Henrique Sousa

João Lavos

Bernardo Lopes

Pedro Caldeira (81´)

Vasco Catatão

José Gata

Rui Cunha (intervalo)

José Bento (64´)

Tomás Costa (Capitão)

Bernardo Matos

Treinador: Marcial Machado Treinador: Carlos Afonso
Suplentes:

Rodrigo Velez

Marcos Pires

Fábio Gaspar

José Catita (71´)

Tiago Gonçalves (11´)

Filipe Piçarra

Luís Castelo

Suplentes:

Vítor Guardado

Ruben Ribeiro

Afonso Caleia (intervalo)

Rodrigo Raquete (81´)

Guilherme Preces (64´)

 

Disciplina:

Cartões Amarelos

Samuel Tarouco (9´)

João Roque (78´)

Cartões Vermelhos

Sem registo

Disciplina:

Cartões Amarelos

Pedro Caldeira (38´)

Bernardo Lopes (72´)

Rodrigo Raquete (75´)

Cartões Vermelhos

Sem registo

Golo(s):

Lucas Rocha (22´)

Golo(s):

Bernardo Matos (59´)

Afonso Caleia (GP)(79´)

Árbitros: AF ÉVORA

Principal: Alexandre Chapa

Auxiliar 1: Norberto Nifo

Auxiliar 2: Jorge Roque

Local do Jogo: Campo Patalino – Elvas

Data: Hora: 11:00

Assistência: aproximadamente 100 pessoas

Resultado ao Intervalo: 1 – 0
Tempo Extra 1ª parte:  2 minutos Tempo Extra 2ª parte:  4 minutos