Câmara de Cantanhede atribuiu prémios de mérito desportivo ao CF “Os Marialvas” e à UD de Cadima

A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, recebeu ontem os presidentes do Clube de Futebol “Os Marialvas” e da União Recreativa de Cadima, respetivamente Carlos Sérgio Negrão e Valter Santos, a quem entregou os Prémios de Mérito Desportivo atribuídos nos termos do Regulamento de Apoio ao Associativismo Desportivo, em vigor desde abril deste ano. No encontro participaram ainda Adérito Machado, vereador responsável pelo pelouro do desporto, e Miguel Artur Fernandes, vice-presidente do Clube de Futebol “Os Marialvas”.

 

Cada um dos clubes recebeu uma verba a rondar os 5.000 euros, montante que foi apurado em função da pontuação obtida com base em critérios estabelecidos para o efeito, tendo em conta os resultados alcançados na última época desportiva. A União Recreativa de Cadima atingiu 4.130 pontos pela manutenção das equipas de futebol feminino no Campeonato Nacional da 1ª Divisão e no Campeonato Nacional Júnior e Inferior, pela vitória na Taça Distrital e pelas participações na Seleção Nacional de sub-19 e na Seleção Distrital do mesmo escalão.

O Clube de Futebol “Os Marialvas” somou 3.980 pontos por ter assegurado a manutenção das equipas de futebol no Campeonato Distrital da 1.ª Divisão Sénior, no Campeonato Nacional do Escalão de Juvenis e no Campeonato Nacional do Escalão de Iniciados, tendo sido ainda pontuado por ter ficado em 1.º lugar na Interrupção dos Campeonatos Distritais do Escalão Júnior e Inferior, bem como pela participação de dois atletas na Seleção Nacional de Iniciados e 13 convocatórias para as seleções distritais dos escalões de formação.

Referindo-se à atribuição dos Prémios de Mérito Desportivo, a presidente da Câmara Municipal felicitou os clubes, os atletas e os treinadores pelo excelente desempenho das equipas nas respetivas competições e enalteceu “o extraordinário trabalho dos dirigentes, das pessoas extremamente dedicadas e que nunca regateiam esforços ao serviço da promoção do desporto enquanto fator de coesão social das comunidades”.

Helena Teodósio aludiu ainda “às circunstâncias particularmente adversas que os clubes enfrentaram na segunda metade da última época desportiva devido à pandemia de Covid-19, e que infelizmente se estão a prolongar já nesta, circunstâncias essas que tornam ainda mais meritória a atuação de todos quantos dão o melhor do seu esforço em prol do desenvolvimento do desporto no concelho. Estamos conscientes das dificuldades que os clubes estão a atravessar com todas as restrições e condicionamentos que esta crise de saúde pública está a causara, pelo que vamos continuar a fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para melhor as condições para a prática desportiva”, afirmou.

A este respeito, a autarca anunciou que irá apresentar na próxima reunião do executivo camarário a proposta de abertura do concurso para a construção do novo complexo desportivo de Cantanhede, tendo entretanto sido adjudicada a vedação do relvado do Parque Expo-Desportivo de S. Mateus, cuja execução será iniciada brevemente. Quanto ao campo de relva sintética da União Recreativa de Cadima, um investimento efetuado pela Câmara Municipal, Helena Teodósio adiantou que vai disponibilizar mais uma verba para as obras de melhoramento dos balneários, na sequência de outro atribuído recentemente para o mesmo fim.

Por seu lado, os dirigentes do Clube de Futebol “Os Marialvas” e da União Recreativa de Cadima foram unânimes em considerar o Regulamento de Apoio ao Associativismo Desportivo como uma mais valia, por conferir rigor e transparência à atribuição de subsídios às entidades associativas com atividade neste domínio.