Câmara da Mealhada compra dez ventiladores para hospital local da Misericórdia

A Câmara da Mealhada vai investir até 150 mil euros na compra de dez ventiladores médicos para serem usados no tratamento de eventuais pacientes de Covid-19 no Hospital da Misericórdia da Mealhada (HMM), foi anunciado.

“Estamos a atravessar uma pandemia muito grave, com consequências completamente imprevisíveis. Os recursos humanos especializados, na área da saúde, são muitíssimo importantes no combate ao Covid-19. Mas os recursos técnicos, como os ventiladores, podem revelar-se, no socorro de doentes vítimas de coronavírus, absolutamente cruciais. Pode representar a diferença entre viver ou morrer”, justifica o presidente do município, Rui Marqueiro.

A decisão de comprar os ventiladores surgiu depois de Marqueiro ter contactado o provedor da Santa Casa da Misericórdia local, João Peres, para saber se o hospital tinha capacidade para receber doentes com coronavírus.

“Na sequência dessa conversa e após resposta da direção clínica da unidade de saúde, Rui Marqueiro, consciente de que estes equipamentos são essenciais para acudir aos infetados em situação aguda, ordenou que se avançasse com a compra dos ventiladores até ao limite da capacidade de instalação do hospital”, refere fonte da autarquia.

Marqueiro faz votos que os ventiladores cheguem o mais rapidamente possível.

“Neste momento, não é altura de vermos quem faz e não faz. O que importa agora é fazer, tomar decisões e encontrar as melhores respostas operacionais que vão ao encontro daquilo que os serviços e os cidadãos precisam”, refere Marqueiro, acrescentando que a autarquia tem de estar ao serviço dos cidadãos.

Lusa