CAE da Figueira da Foz com atividades online, para vários públicos

Em virtude da atual situação provocada pelA Covid-19, e seguindo as orientações da Direção Geral de Saúde, o Centro de Artes e Espectáculos (CAE), como espaço físico, encontra-se encerrado ao público desde o passado dia 13 de Março, suspendendo, assim, ainda por tempo indeterminado, toda a sua programação em sala.

Para tentar, de alguma forma, colmatar esta situação, tem sido implementado um conjunto de atividades online, nomeadamente no Site, Facebook e Instagram do CAE.

Assim, em termos de atividades de Serviço Educativo Integrado, esta mudança implicou a tomada de uma posição pró-ativa que consistiu na reformulação das atividades, da sua programação e na conceção de conteúdos adaptados ao formato digital. Exemplo disso foi o vídeo partilhado no dia 9 de abril, “Um presente para o Peúgas”, integrado no projeto Laboratório Criativo, cuja finalidade é uma abordagem multidisciplinar às artes, em associação com a Editora Bruaá. A disponibilização deste conteúdo, no âmbito deste projeto, terá uma frequência quinzenal, às quintas-feiras, estando a próxima agendada para dia 23 de abril, dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.

Foi ainda disponibilizado a 15 de abril, Dia Mundial das Artes, o primeiro vídeo de uma série para crianças e jovens, dedicada ao conhecimento da obra de artistas locais, nacionais e estrangeiros, com uma componente didática e pedagógica.

A programação de Serviço Educativo Integrado passa também pelo cinema, com a exibição online, durante todo o dia de 24 de abril, do filme “Operação Outono”, de Bruno de Almeida, no contexto das comemorações do 25 de Abril. Esta será a primeira exibição online em parceria com a distribuidora Medeia Filmes, cuja programação se desenvolverá em junho, com uma seleção de filmes especial no âmbito do Aniversário do CAE.

Ainda no cinema, de referir a partilha de conteúdos, no facebook do CAE, com a Medeia Filmes, nomeadamente da iniciativa «Quarentena Cinéfila», que consiste na disponibilização e exibição online, no seu site, de três filmes por semana, distribuídos por ciclos temáticos, de forma gratuita.

Voltando ao Serviço Educativo Integrado, a dança também é parte integrante desta programação, sendo que a 29 de abril se irá publicar o resultado de um desafio nesta área, lançado a uma turma de dança da Escola de Artes do CAE.

Estas atividades de Serviço Educativo Integrado refletem, pois, o novo paradigma em que vivemos, socorrendo-se das novas tecnologias, não abrindo mão das vertentes de criação, partilha, mediação e inclusão, e tentando abarcar todas as áreas das artes de palco às visuais.

Quanto às restantes atividades online, no que diz respeito a exposições, foi realizado um vídeo com o artista plástico Victor Costa, a propósito da sua exposição 40 Anos de Pintura, patente na sala 2 do CAE, para além da disponibilização online, na plataforma ISSUU, dos catálogos das exposições Sul/Sul, de Mário Tendinha, e “Escritores, Memórias e Olhares” – Fotografias de Fernando Bento. Para breve, serão, ainda, disponibilizados, os catálogos das mostras fotográficas “Ultramar”, de João Bracourt, e a de Tânia Muxima.

Finalmente, no que toca a espetáculos, de referir a transmissão, no dia 25 de abril, do espetáculo “25 de Abril, História de um Povo sem Rosto”, um musical da Escola de Artes do CAE, que retrata a história do século passado, da monarquia ao 25 de Abril, tema principal da história. A assinalar o Dia Mundial da Dança, 29 de abril, irá ser lançado um vídeo com um conjunto de fotografias de espetáculos, nesta área, que tiveram lugar no CAE.