Bombeiros de Mira pedem aos cidadãos que “pensem se é justificável chamar uma ambulância”…

Os Bombeiros Voluntários de Mira, pode-se dizer, andam de rastos tanto tem sido a procura dos seus serviços que, nesta altura do ano, são em muito maior número que em outros períodos do ano.

Fonte dos BVM, em conversa com o Jornal Mira Online, pede às pessoas que pretendam solicitar a deslocação de uma viatura e seus elementos “numa altura como estas, em que todos os meios são poucos” que analisem se realmente é necessário fazê-lo, uma vez que “têm ocorrido muitas emergências ao mesmo tempo e isto já originou, por exemplo, uma situação que tivemos de dizer “não” e solicitar a vinda de meios de outra localidade para que pudesse fazê-lo por nós, já que não tínhamos como acudir!”.

Cientes de que este é um problema que “ocorre em outros quartéis e, não somente no nosso”, os BVM pedem apenas que os cidadãos “ponderem a necessidade, ou não, de solicitar os serviços dos Bombeiros… uma vez que, a casa saída, esta ambulância poderá fazer falta a outra pessoa em condições mais gravosas”.

Eis alguns exemplos do enormíssimo serviço que os BVM têm prestado: os exemplos são de acidentes e incidente, ocorridos apenas entre os dias 5 e 7 de Agosto de 2018, para além do trabalho corrente que desempenham em variadíssimas situações:

5 de Agosto: Colisão na Barra de Mira

Colisão entre 2 motociclos, com 2 feridos ligeiros (masculinos de 38 e 88 anos de idade). Uma das vítimas foi transferida para o Hospital de Aveiro e a outra para os HUC. Os BVM estiveram presentes com 3 viaturas e 6 operacionais. Também esteve presente a GNR para tomar conta do ocorrido;

6 de Agosto: Incêndio em viatura 

Neste dia, um princípio de incêndio numa viatura que seguia na Estrada da Barra para o Seixo de Mira, mobilizou 1 viatura dos BVm com 2 elementos que, ao chegarem ao local, depararam-se com o fogo “já controlado” pelo proprietário da viatura e de “outros condutores que por ali passavam”.

7 de Agosto: Despiste na Presa (Mira)

Tratou-se de um ferido ligeiro que seguia numa motocicleta que despistou-se. O ferido, um homem de 78 anos de idade, foi transportado para os Hospitais da Universidade de Coimbra para posteriores análises.

7 de Agosto: Incêndio Rural

Estiveram em auxílio dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede para um incêndio rural na Freguesia dos Covões com 1 veículo e 2 elementos.

Desde o dia 1 de Agosto até as 13:00 horas desta quarta-feira, 8 de Agosto, os Bombeiros Voluntários de Mira tiveram exatamente CENTO E CINQUENTA deslocações aos locais onde foram solicitados. 

Dá o que pensar, não é?

Jornal Mira Online