Bomba da II Guerra Mundial obriga a fechar “por precaução” aeroporto Cidade de Londres

O aeroporto Cidade de Londres foi encerrado esta segunda-feira depois de ter sido descoberta uma bomba da II Guerra Mundial numa doca do rio Tamisa, situada a poucos metros da única pista de aterragem.

O artefacto explosivo foi descoberto este domingo, 11 de fevereiro, na King George V Dock, durante trabalhos na zona do aeroporto

O aeroporto permanecerá encerrado enquanto durarem as operações de remoção do engenho explosivo, de acordo com informações prestadas pela direção do London City Airport no Twitter.

“Uma área de exclusão de 214 metros” foi criada pelas autoridades “por precaução”, pode ler-se numa das publicações.

A operação de remoção do artefacto está a ser coordenada entre a Marinha Real Britânica e a Polícia Metropolitana de Londres.

Todos os voos foram cancelados. O aeroporto adverte no Twitter que os passageiros que tenham voos esta segunda-feira devem entrar em contacto com a sua companhia aérea sem se deslocarem ao aeroporto.

Foram ainda interrompidas as ligações de comboios entre Pontoon Dock e Woolwich Arsenal.

O aeroporto Cidade de Londres é o mais próximo do centro da capital britânica. Opera fundamentalmente voos nacionais e foi inaugurado em 1988 com o intuito de facilitar o acesso ao centro financeiro da capital britânica. É considerado o quinto aeroporto do Reino Unido em movimento de passageiros e aeronaves.

Milhares de bombas caíram em Londres durante o “Blitz” liderado pela Luftwaffe, a Força Aérea Alemã, entre setembro de 1940 e maio de 1941.

Sapo