Biblioteca Municipal promove encontro da escritora Lurdes Breda com alunos da Escola Básica do Bolho

Cerca de trinta alunos assistiram à atividade Encontro com a Escritora Lurdes Breda,  que decorreu na Escola Básica do Bolho, no dia 29 de novembro.  À sessão assistiram todos os alunos do estabelecimento de ensino, acompanhados pelas respetivas docentes.

A iniciativa, promovida pela Biblioteca Municipal em parceria com a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva, decorreu no âmbito das atividades programadas pela Biblioteca Municipal para assinalar o Dia Mundial das Pessoas com Deficiência, que se assinala a 3 de dezembro.

Acompanhada por dois elementos da Biblioteca Municipal, a escritora Lurdes Breda falou sobre a sua vasta obra e leu extratos de algumas dos seus mais recentes livros infantojuvenis, partilhando com os alunos alguns fatos relacionados com a sua deficiência física, testemunhando que as suas limitações físicas nunca constituíram um obstáculo a uma vida normal e à sua profissão de escritora.

No final da sessão, alunos e docentes puderam adquirir livros da autora, que fez questão de os autografar.

Sobre Lurdes Breda

 Lurdes Breda nasceu em 1970, no concelho de Montemor-o-Velho, Portugal.

É autora de vinte e quatro obras e coautora de outras onze, editadas em Portugal, no Brasil e em Moçambique.

É conhecida, sobretudo, como escritora de livros para crianças e jovens. O seu livro “O Alfabeto Trapalhão” é um dos livros aconselhados pela “Casa da Leitura” da Fundação Calouste Gulbenkian. Foi um dos livros selecionados pela Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas para estar no Pavilhão de Portugal, país convidado em 2012, na Feira do Livro Infantil de Bolonha, em Itália. É, ainda, um dos livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura, 1º ano, leitura orientada. Ainda em 2012, esteve presente como escritora convidada na “I Mostra de Literatura Infantojuvenil de Maputo”, em Moçambique.

Foi premiada em vários certames literários nacionais e internacionais. Em 2005 foi distinguida com o Prémio “Mulheres de Valor” e em 2014 recebeu a Medalha de Mérito Municipal Cultural.

Pertence ao Grupo Poético de Aveiro e é membro efetivo da Confraria Cultural Brasil-Portugal.