Associação pelos Direitos da Mulher na Gravidez não compreende obras nos blocos de partos no verão

25.5.2023 –

Ficou a saber-se esta quinta-feira que as urgências de obstetrícia do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e do Hospital das Caldas das Rainhas vão fechar, no verão, para a realização de obras. Algo que a Associação Portuguesa pelos Direitos da Mulher na Gravidez não compreende.

As grávidas acompanhadas no Santa Maria vão ser encaminhadas para o São Francisco Xavier, mas também este hospital tem previsão de obras, refere Sara do Vale, da associação.
A Associação Portuguesa pelos Direitos da Mulher na Gravidez lembra que a maternidade do Hospital de Santa Maria é de referência e sugere que o bloco de partos continue a funcionar, ainda que noutra ala do hospital.
A decisão também foi criticada pelo presidente da Sociedade Portuguesa de Obstetrícia e Medicina Materno-Fetal. Nuno Clode defende que as alterações para os meses de verão já deviam ter sido divulgadas há mais tempo.
A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde deu a conhecer o plano sazonal para os serviços de urgência de obstetrícia, revelando que no norte, no centro e no Alentejo os blocos de partos vão manter-se todos de portas abertas.

Já no Algarve o bloco de partos de Portimão vai funcionar de forma alternada. E é na região de Lisboa e Vale do Tejo que estão previstas mais alterações. O que, para o presidente da Sociedade Portuguesa de Obstetrícia, Nuno Clode, foi feito em cima da hora.

Antena 1